COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

2450 palavras 10 páginas
MÓDULO 6- MOTIVAÇÃO HUMANDA PARTE II
Neste estudo o foco é entender bem as características e a definição de motivação.
Motivação é um fenômeno individual e que uma empresa não consegue motivar plenamente cada um de seus funcionários. Por isso, faz uso de mecanismos coletivos de estímulo, evitando que as pessoas fiquem insatisfeitas. Podemos perceber então, que somos únicos e, portanto, demandamos diferentes respostas para o atendimento de nossas necessidades.
A TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
Frederick Herzberg, defende que as necessidades podem ser atendidas por meio de dois fatores: extrínsecos (higiene) que é quando o indivíduo não se sente atendido com relação ao salário que ganha, benefícios que possui, condições de trabalho, relacionamentos interpessoais, entre outros levando-o a adquirir sentimentos negativos e intrínsecos(motivação) que diferentemente do citado acima, este a pessoa tem um sentimento positivo por se sentir realizada, por estar sendo atendida com relação ao trabalho em si, pelo reconhecimento conquistado e às responsabilidades assumidas.
A TEORIA DA REALIZAÇÕA OU DAS NECESSIDADES ADQUIRIDAS
David McClelland identificou em seus estudos três necessidades que o indivíduo adquire, aprende com o tempo e não nasce com elas, que são:
Necessidade do poder – é um desejo do indivíduo de influenciar e controlar pessoas. Estes, senten-se bem em situações de comando, buscam status e valorizam a competição.
Necessidade de realização- Estes querem sempre fazer o melhor. Não valorizam a sorte e sim a competência. Sentem-se mais confortáveis quando assumem tarefas de dificuldade intermediária.
Necessidade de afiliação- Estes buscam acima de tudo a amizade.
A TEORIA DA EXPECTATIVA
Criada por David Vroom, essa teoria baseia-se na suposição de que um indivíduo guiará seu comportamento a partir de uma expectativa positiva de que seus esforços serão recompensados. Robbins (2005, p. 148), afirma que a teoria enfoca três relações:
Relação

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas
  • C
    24474 palavras | 98 páginas