Comportamento humano nas organizações

Páginas: 6 (1270 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
Grupo Semco

A Semco foi fundada em 1953 por um engenheiro austríaco chamado Antonio Curt Semler. No início, dedicava-se somente à fabricação de centrífugas para a indústria de óleos vegetais.

Na década de 60, com o florescimento da indústria naval no Brasil, a SEMCO passa a produzir bombas hidráulicas, bombas de carga, eixos e outros componentes para navios. Durante cerca de vinte anos, aSEMCO dedicou-se quase exclusivamente à indústria naval.

Na década de 80, já sob a direção de Ricardo Semler (filho de Antonio Curt Semler), a SEMCO realiza um esforço muito grande de diversificação de sua linha de produtos, com o objetivo de livrar-se da forte dependência a um só ramo de indústria ou a poucos clientes. Passa, então, a fabricar misturadores para as indústrias: química,farmacêutica, alimentícia e de mineração, equipamentos para refrigeração e ar condicionado, máquinas para higienização de utensílios de cozinha industrial e para o processamento de alimentos.

Na década de 90, em associação com grandes empresas americanas, ingressa na área de serviços, inicialmente com a ERM BRASIL, especializada em projetos de engenharia ambiental. Em 1994, com a CUSHMAN & WAKEFIELDSEMCO, especializada em gerenciamento de propriedades. Posteriormente, a CWS diversifica suas atividades, passando a atuar também em consultoria voltada para negócios imobiliários. Em 1998, é criada a SEMCO RGIS, especializada em serviços de inventários.

Em 2000, nasce a SEMCO VENTURES, com a missão de prospectar e desenvolver novos negócios. O primeiro novo negócio – SEMCO MANUTENÇÃO VOLANTE –surge em 2002 e ganha autonomia em 2003. Em 2004, é criada a PITNEY BOWES SEMCO, especializada em gerenciamento de documentos.

Após algumas mudanças societárias, o Grupo é constituído pelas empresas: Semco Equipamentos Industriais e Pitney Bowes Semco. Temos também um grupo de profissionais, na Holding, responsável pela prospecção de novos negócios.

• Características e Crenças da Semco

Aprincipal característica do processo de administração participativa na Semco é a simplicidade. Quase toda a relação capital-trabalho na Semco é baseada na intuição e no bom senso das pessoas. A grande diferença entre o bom senso que foi condenado pela Administração Científica e o bom senso aqui mencionado é que, no primeiro caso, valia o bom senso do patrão ou do chefe e, no caso da Semco, vale o bomsenso de todas as pessoas.

Muitas crenças, inicialmente defendidas apenas por um grupo restrito de
administradores, aos poucos foram incorporadas pela maioria das pessoas na
Semco e, hoje, já fazem parte da cultura da empresa

• O Processo de Administração Participativa na Semco

O processo de mudança que levou a SEMCO a ter um estilo de gestão cada vez mais participativo começou commuitos exercícios de reflexão, que, no início, envolviam somente a diretoria e a gerência da empresa. Essas reflexões serviram para colocar os objetivos de longo prazo, bem como os valores, os princípios e as crenças que deveriam servir de pano de fundo de todas as ações.

Depois de algum tempo ficou claro que não fazia muito sentido um grupo restrito de administradores estabelecerem esses valorese implantá-los de cima para baixo. Era preciso encontrar formas de envolver todas as pessoas nessas discussões, mesmo sabendo que isso poderia ser muito difícil ou até impossível. O que fazer para que pessoas tratadas como seres imaturos, irresponsáveis, severamente vigiados e controlados, executando ordens expressas e sem direito a contestação, pudessem, de repente, sentar-se para discutirprincípios, valores etc.?

A saída poderia ser a clássica solução de ir envolvendo aos poucos, nível por nível, até chegar, não importa quando, ao chão da fábrica. Seria mais seguro, mas foi afastada a hipótese de conviver por muito tempo com duas espécies de pessoas, as já envolvidas no processo e todo o resto do grupo.

A empresa preferiu ousar, criando condições para que o envolvimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento humano nas organizações
  • Apostila comportamento humano nas organizações
  • Comportamento Humano nas organizações
  • Comportamento humano nas organizações
  • Trabalho de comportamento humanos nas organizações
  • Comportamento humano nas organizações
  • Comportamento Humano nas Organizações
  • condicionamento do comportamento humano nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!