COMPORTAMENTO HUMANO: COMPARATIVO DAS TEORIAS DE MASLOW, HERZBERG E WEISINGER

461 palavras 2 páginas
COMPORTAMENTO HUMANO: COMPARATIVO DAS TEORIAS DE MASLOW, HERZBERG E WEISINGER Franciane Lehmkuhl Resumo
O trabalho apresenta uma comparação entre as teorias do comportamento humano, segundo Abraham Maslow, que fala sobre a necessidade humana, Frederick Herzberg, que menciona a teoria sobre comportamento das pessoas e suas motivações e Hendrie Weisinger, que fala sobre as fontes de motivação das pessoas. Palavras-chave: Motivação; Comportamento Humano. Maslow fala que o ser humano tem uma necessidade que é definida através da hierarquia das necessidades, que são classificados a partir das necessidades fisiológicas, seguido das necessidades de segurança. sociais, estima e o ponto mais elevado é ocupado pelas necessidades de auto-realização.
Para Maslow, quando o ser humano alcançar a satisfação pelas suas necessidades fisiológicas, as outras vão surgindo, até chegar á necessidade de auto realização.
Já Weisinger, afirma que são quatro os fatores que formam a base da inteligência emocional:

“ A capacidade de perceber, avaliar e expressar corretamente uma emoção.
A capacidade de gerar ou ter acesso a sentimentos quando eles puderem facilitar sua compreensão de si mesmo ou de outrem.
A capacidade de compreender as emoções e o conhecimento derivado delas.
A capacidade de controlar as próprias emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.” (WEISINGER, 1997, p.15)

Para Herzberg, existem duas teorias sobre o comportamento das pessoas em seus trabalhos, uma delas são os fatores higiênicos, que é o ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. São eles: salário, tipo de chefia, regulamentos internos, entre outras. O segundo são os fatores motivacionais, que são o conteúdo de cargo e a natureza das tarefas que a pessoa executa. Como esses fatores estão relacionados ao que o indivíduo desempenha, ele é de controle da própria pessoa.
Existe uma grande semelhança entre as

Relacionados