Comportamento geoquímico do fósforo em sedimentos da lagoa do barro/bom jesus/piauí.

626 palavras 3 páginas
Sociedade Brasileira de Química ( SBQ)

COMPORTAMENTO GEOQUÍMICO DO FÓSFORO EM SEDIMENTOS DA LAGOA DO BARRO/BOM JESUS/PIAUÍ.
Francisco José de Paula Filho* (PQ), Larissa Castro Diógenes (TC), Luiza Pereira Quaresma Neta (IC), Hermelinda Benvindo Oliveira(IC). franciscojose@ufpi.br.
Universidade Federal do Piauí, Campus Profa Cinobelina Elvas, Rod.BR 135, Km 03, Planalto Horizonte, Bom Jesus,Piauí. Palavras Chave: fósforo, sedimentos, hidroquímica.

Introdução
A lagoa do Barro, em Bom Jesus, sul do Piauí, faz parte do conjunto de lagoas que margeiam o rio Gurguéia e estas cumprem um papel ecológico fundamental na manutenção da vida aquática do rio, comportando-se como berçários para peixes e outras espécies aquáticas. A lagoa do Barro está inserida em uma região de cerrado que nos últimos anos vem passando por intensas transformações no uso e ocupação do solo, principalmente vinculadas à agricultura de grãos com o uso intensivo de fertilizantes químicos fosfatados. Assim, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar preliminarmente as concentrações de fósforo em sedimentos da lagoa, bem como iniciar o monitoramento das condições hidroquímicas (pH, condutividade, temperatura e oxigênio dissolvido), em duas campanhas de coleta realizadas em setembro e dezembro de 2008.

Figura 1. Concentração de Fósforo total (PT) nos pontos de coleta da Lagoa do Barro (L.B.).

Conclusões
As concentrações de PT nos sedimentos da Lagoa do Barro encontram-se na faixa reportada para ambientes não impactados e que apresentam fósforo limitação3. As concentrações relatadas neste trabalho encontram-se abaixo daquelas apresentadas por Esteves4 para os lagos interiores D. Helvécio/MG [PT] = 0,78 mg.g-1 e lago Carioca/MG [PT] = 0,87 mg.g-1. Os baixos teores de matéria orgânica encontrados nos sedimentos podem estar associados a uma elevada taxa de reciclagem, principalmente em virtude da elevada temperatura e atividade de produção do sistema. A correlação negativa entre

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas