Comportamento em grupos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Amanda Coelho Dela Justina
Curso: Direito
Faculdade Estácio de Sá - Santa Catarina

A Psicologia da Tirania – Dissertação

Já foi constatado o fato de que as pessoas mudam seucomportamento quando estão inclusas em um grupo social. Tal comportamento se dá pela personalidade que a pessoa exerce dentro do grupo.
As pessoas não “perdem a cabeça” quando estão agrupadas, pelocontrário, elas identificam-se com o grupo quando esse processo tem sentido a elas. Quando o fazem, tentam, de forma consciente e ativa, implementar valores coletivos, ou seja, o grupo não impede as pessoas dese expressar e expor suas idéias, pelo contrário, oferecem meios para exercerem suas opiniões.
Mas porque ainda assim nossa opinião e nosso comportamento muda-se? Porque nos influênciamos tãofacilmente quando estamos em um grupo?
Cada um possui sua personalidade, porém quando se está em um grupo, na maioria das vezes, as opiniões dos outros interferem nas nossas escolhas, nós acabamos deixandonossa personalidade de lado, por pensar que estamos fazendo errado e contrariando o próprio grupo.
Isso se chama Preservação de Identidade, nós não perdemos a capacidade de julgar, porém as nossasdecisões individuais se baseia nas opiniões coletivamente estabelecidas pelos outros.
O convívio social nos grupos interferem na nossa vida e subjetividade, mudamos nosso comportamento com a merapresença de um indivíduo, seja com alguém apenas nos observando ou pelo simples fato de ter uma pessoa ao nosso lado.
Tal convívio, faz com que as pessoas necessitem pertencer a um grupo e isso geramudança de comportamento. Existem grupos que desenvolvem vínculos para alcançar o mesmo objetivo ou um objetivo maior e aqueles que são cada um por sí, porém muda-se o comportamento mesmo assim.
Como noexperimento da BBC, os prisioneiros precisaram se unir para formar uma tentativa de fuga, e os guardas para se defenderem e imporem autoridade sobre os prisioneiros. Isso mudou o comportamento...
tracking img