Comportamento educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO









COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL






COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL












Índice



Introdução 3

Capítulo I 4
Conceito de Comportamento Organizacional

Capítulo II 6
Inovação nas Organizações

Capítulo III 7
Características e Vantagens Competitivas de Uma Equipe

Capítulo IV8
Percepção e Comunicação

Conclusão 10

Referencias Bibliografia 10









INTRODUÇÃO
O propósito do trabalho é apresentar os tópicos importantes do conceito do Comportamento Organizacional, identificando e buscando a importância da inovação nas organizações, melhorando a percepção e comunicação entre os indivíduos para que o trabalho em equipe sejarealizado com eficiência e eficácia. Os capítulos apresentam uma seqüência explorada dentro de cada campo de estudo do Comportamento Organizacional.
















CAPÍTULO I
CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Conforme as comparações feitas com conceito da autora Karla Sampaio, percebemos que o Comportamento Organizacional é a forma como as pessoas reagem em seu meio detrabalho e como essas reações influenciam no psicológico e físico dos mesmos. Trabalhar com as diferenças pode ser complexo, mas quando se sabe negociar as propostas o incentivo aumenta. A qualidade das nossas relações com as pessoas depende em grande medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro. As nossas características pessoais podem facilitar oudificultar em perceber os outros e o mundo a sua volta de forma apurada, sem deformações. A pessoa que, continuamente, busca uma maior consciência sobre si, sobre o outro e o mundo, tem maior probabilidade de perceber as situações e de se relacionar, diferentemente daquela que se comporta de maneira rígida, preconceituosa, em face dos valores dos outros, quando estes são diferentes dos seus.O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura.
O comportamento organizacional aplica os conhecimentos obtidos sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento,para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacionalos administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.
Comparação entre os autores Stephen P. Robbins e Eduardo Soto:
O livro Comportamento Organizacional de Robbins, Stephen Paul, é um campo deestudo que investiga o impacto que indivíduos, grupo e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, e o propósito de utilizar conhecimentos para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O livro Comportamento Organizacional de Eduardo Soto, baseia-se na relação com conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações, ou seja,refere-se aos atos e atitudes das pessoas nas organizações. 

Quadro comparativo: Sistemas Abertos X  Sistemas Fechados:

|SISTEMAS ABERTOS |SISTEMAS FECHADOS |
|É bem aplicada a organização empresarial. Tem capacidade de |São chamados sistemas mecânicos, com maquinas e equipamentos....
tracking img