COMPORTAMENTO DO LIMIAR ANAERÓBIO VENTILATÓRIO 2 E DO PICO DE VO2 APÓS 12 MESES DE TREINAMENTO DE ENDURANCE

2949 palavras 12 páginas
1. INTRODUÇÃO

Este estudo pretende analisar o VO2 nas variáveis LAV2 e VO2pico antes e depois dos voluntários serem submetidos a um treinamento de corrida.
Teoricamente, o VO2máx de um indivíduo, estabelece o limite máximo para o desempenho aeróbio, fornecendo potencial para desempenho em esforços prolongados. (DENADAI, 2000)
Wilmore e Costill (2001) afirmam que uma pessoa sedentária que passa a treinar 75% de sua capacidade, ou seja, próximo de seu VO2máx, três vezes por semana por pelo menos 6 meses, é possível aumentar de 15% a 20% o seu rendimento.
Sabendo disso, propomos um treinamento que melhorasse o desempenho aeróbio desses voluntários e, consequentemente, o seu consumo de oxigênio.
Para este trabalho utilizou-se de um grupo de sete pessoas do sexo masculino com idade média de 34,57 ± 5,03 anos que treinaram durante um ano, duas a três vezes por semana. Através deste estudo poderá ser possível saber quais foram os acréscimos ocorridos no VO2 dos voluntários em função do treinamento proposto. O estudo pretende, também, contribuir com a prática da corrida de forma regular e saudável através dos resultados obtidos.

2. CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO E LIMIAR ANAERÓBIO

2.1 Metabolismo aeróbio

Quando ocorre um trabalho celular prolongado, os chamados exercícios de Endurance, ocorre a quebra dos nutrientes para que forneçam energia para formação de novos ATPs. Esse processo ocorre pelo sistema oxidativo, que possui uma enorme capacidade de liberação de energia de maneira rápida. Porém, esse processo impõe consideravelmente uma demanda sobre a capacidade do organismo de liberar oxigênio para os músculos ativos. (WILMORE; COSTILL, 2001)
O treinamento aeróbio determina importantes adaptações no sistema cardiorrespiratório e neuromuscular, que aumentam a oferta de oxigênio do ar atmosférico para a mitocôndria, permitindo ainda, um controle mais refinado do metabolismo muscular. Essas adaptações melhoram o rendimento em atividades nas

Relacionados