Comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

NATALIA LUCIENE RIBEIRO ALVES

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Sete Lagoas
2010

comportamento do consumidor

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comportamento do consumidor.Prof. Thiago Nunes Bazoli

Sete Lagoas

2010

INTRODUÇÃO

Muitos comerciantes ignoram seus consumidores, mas conhecer o que eles querem e como tomam suas decisões na hora de comprar e utilizar os produtos é essencial para que os empresários moldem seus produtos e serviços de acordo com as necessidades do consumidor.
São muitos os fatoresque influenciam o consumidor na hora de comprar determinado produto. Fatores sociais, culturais, psicológicos e econômicos agem juntos, o que torna bastante complexo identificar o que mais influencia na hora de comprar.
Conhecer esses fatores é a essência para que a empresa consiga se manter no mercado tão competitivo que vigora nos dias atuais.

DESENVOLVIMENTO
FATORES CULTURAISEsses fatores exercem a maior influencia sobre os consumidores e estão divididos em três:
a)CULTURA
Cultura é a acumulação de valores, costumes, conhecimentos, crenças, conceitos, preferências e gostos que são passados de geração em geração em uma sociedade.De acordo com Kloter (1998), no campo do mercado “a cultura é o determinante mais fundamental dos desejos e docomportamento de uma pessoa”.Ela fornece às pessoas um senso de identidade e  uma compreensão do comportamento aceitável na sociedade.
Como a cultura esta diariamente em nossa vida, suas influências causam efeitos inevitáveis sobre as pessoas quando estas procuram atender a suas necessidades e desejos de consumo. Os valores culturais que as pessoas adquirem, são transferidos para aavaliação do produto. A cultura determina o que vamos comer, fazer e vestir, a maneira como usamos e compramos bens e serviços e a satisfação que eles nos proporcionam. Por isso, a cultura exerce influência no desenvolvimento, distribuição e promoção dos produtos.
 b)SUBCULTURA
Subculturas são grupos dentro da cultura, que tem padrões de comportamento característicos para distingui-losdos outros da mesma cultura.Kloter afirma que “cada cultura consiste em subculturas menores, as quais fornecem identificação mais especifica e socialização para seus membros”.Diferentes sistemas de valores e tendências comportamentais são gerados pelas influências subculturais, por isso é importante que os profissionais de marketing estejam atentos para esses segmentos.Podem ser consideradossegmentos subculturais atraentes os grupos etários como os adolescentes ou pessoas da terceira idade. A terceira idade, por exemplo, tem estimulado os profissionais de marketing a desenvolver produtos específicos.
É fundamental para o desenvolvimento das estratégias de marketing identificar os grupos subculturais, cultura e valores de uma nação. Os alimentos, roupas, e metasprofissionais  do consumidor serão influenciados por nossa cultura, nossos valores e subcultura.
 c)CLASSES SOCIAIS
Segundo Kloter (1998) “classes sociais são divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade que são ordenadas hierarquicamente e cujos membros compartilham valores, interesses e comportamento similares”.
O comportamento de compra das pessoas éfortemente influenciado pela classe social à qual elas pertencem ou desejam pertencer.
FATORES SOCIAIS
O consumidor é influenciado pelos grupos a que pertence ou deseja pertencer, papeis sociais, família e status.
a)GRUPOS DE REFERÊNCIA
O grupo de referência é um conjunto de indivíduos que têm influência direta ou indireta sobre os comportamentos ou atitudes de uma pessoa....
tracking img