Comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia SenacRS
Especialização em Comunicação Estratégica de Marketing
Disciplina: Comportamento do Consumidor






Análise sobre o Processo Decisório de Compra de um Iphone

No mundo, atualmente, existem mais de 450 milhões de smartphones, de acordo com pesquisa da Internacional Data Corporation (IDC). No Brasil, os smartphones já fazem parte do uso cotidiano de 14%dos brasileiros e as pessoas dependem cada vez mais de seus dispositivos, 73% não saem de casa sem eles. Os dados são resultado do estudo do Google, em parceria com a Ipsos MediaCT, que entrevistou 1000 brasileiros adultos e usuários de internet e que afirmaram usar smartphones para acessar a internet.
O mercado de smartphones é relativamente muito recente. O primeiro, chamado Blackberry, foidesenvolvido em 1999. As vendas desses produtos crescem a cada ano e o interesse dos consumidores só aumenta. É verdade que há uma gama de opções e marcas hoje em dia. Mas poucas marcas conseguem de destacar unindo qualidade e boas ferramentas de marketing.
No Brasil, em geral, os preços desses “telefones inteligentes” vem caindo e, com o maior poder de compra do brasileiro atualmente, maispessoas estão conseguindo ter acesso e consumir estes produtos.
Para realizarmos este trabalho, partimos de uma experiência pessoal de compra de um smartphone, mais especificamente um Iphone 4S da Apple.

1- Reconhecimento da necessidade
O processo de decisão de compra se inicia com o reconhecimento da necessidade, onde o consumidor sente uma diferença entre seu estado atual e o desejado.Ao comprar ou utilizar um produto/serviço o consumidor procura um equilíbrio desse estado. (Samara & Morsch, 2007).
O consumidor de um smartphone reconhece esse desequilíbrio quando percebe que suas necessidades de comunicação vão além do que até então se tinha. Há estímulos internos e externos para que ocorra esse reconhecimento, os internos vêm da necessidade de se manter conectado nainternet constantemente, de fazer várias coisas ao mesmo tempo como falar, ligar, pesquisar, jogar, etc; e externos quando se percebe que a mídia e o mercado estão cada vez mais focados nesse novo conceito de consumidor.
Não havia necessidade até alguém aparecer com um Iphone e mostrar que não seria possível viver sem ele. Um mundo novo se apresentou e com ele todas as facilidades efuncionalidades de um smartphone com acesso à internet na palma da mão. Primeiro era apenas uma, depois duas, três, quatro, várias pessoas em volta consumindo o mesmo produto e interagindo entre si. Foi ai que se constatou a necessidade social de consumi-lo. Neste ponto, podemos destacar as influências dos fatores culturais correspondentes aos valores e preferências que a pessoa adquire conforme o ambienteonde vive. No PDC de um Iphone são visíveis questões envolvendo realização pessoal, status e seletividade. Coisas que somente verdadeiras “lovemarks” (Kevin Roberts, 2005) conseguem produzir nas pessoas. Algumas marcas cada vez mais se apropriam de um conceito de economia afetiva, agregando como diferencial no consumo de seus produtos fatores pessoais como estilo de vida. Assim, podemoscaracterizar como sendo, além de funcional, uma necessidade emocional, pois apesar da necessidade de comunicação e interação com outras pessoas e empresas se tornar cada vez mais parte da rotina, os consumidores buscam no produto uma “estilização da vida”.

2- Busca de informação
Na segunda fase, o consumidor reúne as informações sobre aquilo que precisa comprar pra alcançar o estado desejado. Abusca pode ser intensa se houver um alto envolvimento com a compra ou pode ser rápida se tiver baixo envolvimento. Na compra de um Iphone, há um alto envolvimento por parte do consumidor, pois ao adquirir um aparelho ele assume um gasto elevado que muitas vezes precisam ser planejados, levando em consideração a prestação do aparelho, mensalidade do pacote de dados da internet, e a própria franquia...
tracking img