Comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Comportamento do Consumidor




Resumo do livro de Lívia Barbosa “Sociedade de Consumo”

Cap. Sociedade, cultura e consumo

Neste livro de Lívia Barbosa podemos notar que a autora expõe vários tipos, modos e a definição de sociedade de consumo que está em questão no livro. Em que de primeira instancia fala que a sociedade de consumo é aquela que pode ser definida por um tipoespecifico de consumo, o consumo de signo “commoditty sing” que consomem pela sua cultura de consumo, ou tem outros exemplos como o consumo de massas e para as massas que entra a presença da moda, sociedade de mercado e a vontade do consumidor de ter o que realmente lhe satisfaz.
Em outro ponto a autora cita que em algumas sociedades podem ser sociedades de mercado em que instituições favorecem oconsumidor respeitando os seus direitos, ou seja na visão cultural o consumo não é determinante para a diferenciação das classes, sexo, status ou qualquer outra coisa, mas que é relevante para a livre escolha, a identidade e o estilo de cada pessoa.
Fala também da visão de outros autores como Dom Slater, Daniel Miller, Grant McCracken, Colin Campbell entre outros vêem a sociedade de consumo comoperspectivas altamente relevantes em razão que levam as pessoas a consumirem certos tipos de bens e em diferentes circunstancias, ou o significado e a importância do consumo que faz uma media em relações e praticas social. Exaltando também a dificuldade conceitual de falar, de delimitar o que é uma sociedade de consumo ou o tipo de caráter que tem no ato de consumir, que a torna um termocultural e social em diferenciação de cada personagem que são os consumidores.

Cap. Origens históricas da sociedade de consumo

Neste capitulo a autora já começa a falar de onde vieram estes tipos de estudos sobre essa tal sociedade de consumo, quando começaram a se preocupar com o quando e o que mudou desde a década de 1980 na Europa devido a Revolução de Consumo,que procedeu-se desde a RevoluçãoIndustrial, e que despertou interesse em muitos historiadores devido ao comportamento de toda uma sociedade, e viu-se que um fator importante para tudo isso foi a central de modernização e a modernização ocidental. Que foi quando empresas investiram em algo sem demanda e com a tecnologia,despertou-se interesses em vários grupo da sociedade que foi se espalhando e gerando o consumo em massa dessassociedade.
O que se chamou atenção foi o lado econômico entre esses agentes da produção, que levam a definição para as pessoas que tinham uma insaciável ou uma propensão em consumir de forma natural, gerando então rendas e salários e sempre consumindo mais bens e materiais que lhes eram necessidades de uso. E assim com esse grande numero de consumismo foi gerando importância e grande peso paraestudos de historiadores e ate uma síntese teórica e generalizante sobre esse fenômeno de consumo que se estendeu pela Europa e seguiu-se por todo mundo em um curto prazo de tempo.

Cap. As mudanças históricas

Contudo mudanças foram sendo reveladas desde o séc. XVI que existiam tipo de consumos que não eram relativamente produtos de necessidades como brinquedos, louças para as casas, fivelasde cintos, novos itens de alimentação, jogos etc. E que se consumiam de um modo geral, de um modo para a família toda fazer o uso, devido a um novo processo cultural que foi surgindo esse instinto coletivo de consumo foi se perdendo e passando a ser um uso mais de necessidades e de consumo individual para melhor atender a demanda de uma classe mais alta, e se estendeu de um consumo de pátina parao consumo de moda, e um novo padrão para as necessidades de reprodução física e social.
Já na altura do séc. XVII e XVIII na França já se percebia status e estilos de vidas eram variados não dependendo da renda das pessoas, ou seja as pessoas consumiam o que era permitido devido sua diferentes classes, os burgueses da época possuíam bens que eram necessários para satisfazerem o seu estilo de...
tracking img