Comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Monique Marcelli Pimenta Ferreira
Prof° Alberto

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O CONSUMIDOR INTERNACIONAL

A globalização de produtos e de sua comunicação depende muito mais das motivações de compra e de consumo dos indivíduos do que de fatores geográficos.

CULTURA E NIVÉIS DE CULTURA

Cultura e a propaganda mental e coletiva das pessoas num contexto específico.Cultura não é umacaracterística individual,mas é compartilhada por pessoas condicionadas pela mesma educação e experiência de vida.
Para compreender uma cultura diferente da nossa,devemos em primeiro lugar aceitar as diferentes formas de pensar e de comporta-se que têm as pessoas.E principalmente respeitá-la.Ao trabalharmos com pessoas que pertencem a outras culturas,não podemos impor nossa forma detrabalhar,pois talvez esta não seja a forma que melhor corresponde a nossos colaboradores.As características de uma determinada cultura são expressas por meio daquilo que chamamos “expressões culturais”,são símbolo,heróis,rituais e valores que demonstram a forma como os indivíduos de uma cultura,,percebem seu próprio meio ambiente.Os símbolos são palavras,gestos,imagens ou objetos que contêm um significadoespecífico reconhecidos pelos indivíduos que pertencem á mesma cultura.
Os heróis são pessoas,vivas ou mortas,reais ou imaginárias,que possuem características extremamente,apreciadas numa cultura e que servem de modelo comportamental.
Antes de tentar abordar um mercado culturalmente diferente,profissional de marketing deve observar seu contexto cultural analisar os relacionamentos os códigos decomunicação,a linguagem (e não somente o idioma) utilizados deve-se observar a constituição de tal sociedade em relação a categorias sócio profissionais de sexo,de idade,de classes sociais e de comportamento de compra.

A LINGUAGEM

Os idiomas são um meio de comunicação eficaz,mas podem também representar obstáculos por isso é preciso saber como eles são utilizados,o inglês tornou-se alíngua oficial dos negócios internacionais e principalmente da propaganda era ensinada no Brasil sem a tradução dos termos e sua aplicação era feita diretamente em inglês: layout,story-board,slogan...
Na linguagem encontrarmos também os gestos e tudo que não é dito,mas que expressa uma idéia isso significa apenas que ele está pensando a esse respeito e que dará sua resposta após ter refletido etrocado idéias com seus colaboradores.
Linguagem e o modo como expressamos determinadas,que podem ser interpretadas de formas diferentes segundo as culturas,mas não tanto em razão do idioma,a dificuldade de lidar com idiomas diferentes significa dever traduzir textos e slogans publicitário,os símbolos também fazem parte da linguagem utilizada e em algumas culturas,eles

carregem muito maissignificados do que as palavras,a marca faz sentido em determinada cultura,mas não em outras.

PRODUTOS INTERNACIONAIS

As expectativas com relação a certo produto são também determinadas pelos valores e pelo hábitos vigentes nas diferentes culturas.
Se tomarmos como exemplo um aparelho fotográfico,veremos que nos Estados Unidos a maior expectativa é com relação a capacidade de poder tirar fotosfacilmente sem ter muito que entender da arte de fotografia.Já na Alemanha e no Japão,além de tirar fotos de qualidade,o aparelho deve possuir um design bem trabalhado,ao mesmo tempo na África,onde a prática da fotografia limita-se a 20% das famílias o hábito de fotografar teve de ser estimulado.
Até mesmo a coca-cola teve que se adaptar,(sutilmente,é verdade)seu sabor a diferentes países.Acultura local é muito mais poderosa do que a vontade que tem as empresas de fazer economias de escala.O consumidor rejeita todo produto que não corresponda a suas expectativas de uma comunicação que fere seus valores e seus hábitos o consumidor escolhe,filtra e seleciona o que lhe convém,devem pensar de forma global mas agir localmente.

COMSUMIDOR INTERNACIONAL

Uma regra básica da propaganda...
tracking img