Comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

O comportamento do consumidor de automóveis. ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção, São Paulo, 13 out. 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2011.
Ronaldo Valente Canali
Maicon Borges


O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE AUTOMÓVEIS

1. CREDENCIAIS DA AUTORIA
Márcia Zampieri Grohmann (UFSM/PPGA)
Andréia Regina Schaedler (UFSM)

2. CONCLUSÕES DAAUTORIA

Este estudo buscou identificar quais são os atributos mais importantes no processo de compra de automóveis e como as variáveis demográficas e socieconomicas afetam nestas preferências. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 400 condutores de automóveis. Os resultados demonstram que os aspectos mais importantes são: resistência/durabilidade,estabilidade/dirigibilidade, serviço de atendimento ao consumidor e a preocupação da empresa com suas opiniões e sugestões. Os aspectos com menores médias são: tamanho do porta malas, modelo, marca e elemento de poder/satus. Dentre as variáveis demográficas comumente utilizadas para segmentação de mercado, observou-se que o sexo e a idade causam diferenças de percepções em oito das trinta variáveis e a renda causa diferençaem seis variáveis. Por fim, conclui-se que os atributos propostos pela literatura vão ao encontro da realidade, pois os mesmos apresentaram boas médias, ou seja, foram considerados pelos consumidores como fatores importantes para a decisão de compra.

3. RESUMO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS DO AUTOR - (DIGESTO)

Na primeira parte, o autor utiliza de fundamentação teórica para aprofundar seusconhecimento em conceitos básicos referente o comportamento do consumidor, e defini que os consumidores estão cercados por diversos produtos e serviços, tendo que escolher constantemente entre diversas marcas ou opções. Segundo Karsaklian (2000, p. 18), “o estudo do comportamento do consumidor diz respeito à elucidação das razões que fazem com que o indivíduo compre e consuma um produto em vez de outro,em determinada quantidade, em um momento específico e em certo lugar. Estudando o consumidor, tentamos compreender e explicar seu comportamento”.
O primeiro ponto a se estudar, foi os Atributos Importantes na Decisão de Compra de Automóveis, enfatizando que é uma boa oportunidade para o profissional de marketing e conseqüentemente para as empresas descobrir o que leva os consumidores a preferirdeterminada marca ou produto. Chernatony (2001, apud Leão e Neto, 2003) diz que “marcas são valiosas tanto para as organizações como para os clientes e propõe que a interseção dos valores dos dois lados (oferta e demanda) constrói o valor das marcas, de acordo com a percepção de ambos de que valores sejam estes”. Karsaklian (2000, p.19), confirma essa afirmação ao dizer que “o consumidor tenderá aescolher um produto que corresponda ao conceito que ele tem ou que gostaria de ter de si mesmo”.
Mello e Brito (2001), por sua vez, caracterizam os atributos em intrínsecos e extrínsecos. Segundo os autores, os atributos intrínsecos são aqueles relacionados com as propriedades físicas dos produtos, onde qualquer alteração nessas propriedades altera também o produto em si. Como exemplo, cita-se acor, a textura, o tamanho, etc. Já os atributos extrínsecos são aqueles que possuem apenas uma relação com os produtos, sendo que as alterações não produzem nenhum efeito na sua natureza em si. Assim, cita-se como exemplo o preço, a marca, a garantia, etc.
Nesse mesmo contexto, ao falar sobre os atributos tangíveis e intangíveis na seleção entre que carros comprar, Porto (2005) diz que: “umconsumidor pode comparar diferenças entre potência do motor (atributo tangível) e sua aparência física – design esportivo – (atributo intangível) e também pode comparar a sua utilidade. Nesse último caso, por exemplo, se o veículo é pequeno, ele tem uma função de ser fácil de estacionar (função utilitária) ou se é um carro reconhecidamente caro, o seu usuário pode tê-lo como função de status perante...
tracking img