Comportamento do consumidor de castanha de caju

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A idéia global do trabalho é apresentação da Castanha de Caju da linha Cashews Royale, produzida e comercializada pela empresa Cascaju Agroindustrial S/A.
A metodologia esclarece o comportamento do consumidor como as atividades diretamente envolvidas em obter e consumir a Castanha de caju da linha Cashews Royale e esclarecer os processos decisórios de compra que antecedem esucedem estas ações.
Esclarecer a segmentação de mercado projetando e caracterizando o produto de forma a identificar as atrações de alguma subparte no mercado, bem como, disseminar os fatores que influenciam o comportamento de compra analisando os fatores culturais, sociais e pessoais dos consumidores.
Destacar a percepção da equipe sobre a pesquisa de campo e explicar os fatores que maisinfluenciam o consumo do referido produto.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.1 Histórico

Cascaju Agroindustrial S/A iniciou suas atividades em 1968, em Cascavel-CE, cidade natal do empresário Edson Queiroz. Sua instalação tinha o objetivo de trazer desenvolvimento à região. Hoje, com tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, a Cascaju têm 75% da sua produção voltada para o mercadoexterno. A empresa segue as normas internacionais do American Food Institute como padrão de seleção, posicionando a marca entre os primeiros lugares do ranking brasileiro de exportadores de amêndoas de castanha de caju.

A cascaju demonstra preocupação com o meio ambiente através da gestão de todos os seus resíduos. Uma moderna central de tratamento de efluentes gasosos e uma eficiente Estação deTratamento de Efluentes Líquidos – ETE – asseguram a adequada destinação dos resíduos industriais da produção da Castanha de Caju e garante a integridade ambiental do seu entorno. Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o seu sistema de gestão, a empresa está implementando também um Sistema de Gestão Ambiental – SGA.

A Cascaju participa das principais feiras de alimentação do Brasil como aFISPAL e APAS e faz parte Grupo Edson Queiroz. Além disto, o cultivo de cajueiros nas suas fazendas é certificado através do IBD, o que atesta a produção de castanhas orgânicas com manejo adequado da cultura e do solo.

É pioneira na produção agrícola e beneficiamento de amêndoas de castanha de caju orgânicas no Brasil, sendo certificada desde 1993. Tudo isto para superar as expectativas de seusclientes e demonstrar seu profundo respeito ao meio-ambiente e à comunidade onde está inserida.

A Cascaju adotou uma política de responsabilidade social com o compromisso de melhorar a qualidade de vida na região em que atua. Através de uma série de ações sociais em Cascavel melhora as condições de seus funcionários e familiares. Alguns de seus programas são:
* Educação para a vida: cursossupletivos referentes ao ensino fundamental e ao médio e curso técnico em contabilidade, contando com 116 colaboradores participantes;
* Ginástica na empresa: com o apoio de profissionais do SESI, mais de 750 colaboradores participam diariamente de atividades físicas, visando a reduzir o stress e a evitar as lesões por esforço repetitivo;
* Almoço com a comunidade: almoço mensal comprofissionais da área seguido de visita à fábrica;
* Treinamento à distância: através de teleconferência, mais de 50 cursos são oferecidos aos funcionários desde 2002;
* Associação esportiva CASCAJU.

A empresa possui diversos certificados e é reconhecida por seus rigorosos critérios de qualidade. Suas certificações são resultado dessa constante busca pela excelência, e justificam asuperioridade de seus produtos. Por três anos consecutivos (2002, 2003 e 2004) a empresa recebeu o Certificado Kosher, concedido pela comunidade judaica a alimentos que seguem suas tradições, com ingredientes e sistema de produção rigorosamente analisados.

Recebeu também o Certificado IFOAM, que audita o processo de produção e fabricação da castanha orgânica (inspecionado pelo IBD – Instituto Bio...
tracking img