COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – CULTURAS MIDIÁTICAS

979 palavras 4 páginas
MATEUS

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – CULTURAS MIDIÁTICAS
Trabalho apresentado na disciplina de
Comportamento do Consumidor a Professora Renata Mateus
4º PP do curso de Publicidade e
Propaganda da Faculdade Opet

CURITIBA
2013
Questionário Cultura Midiática:
1- O que é cultura midiática e qual a sua relação com o comportamento do consumidor?
2- Apresente uma situação onde a mídia influenciou o comportamento do consumidor.

1-A cultura da mídia vigente na sociedade se aspira dominante, estabelecendo formas e normas sociais, fazendo um grande número de pessoas enxergar o mundo por suas lentes. Utilizada como instrumento de manipulação a serviço de interesses particulares, faz brotar novos modos de subjetividade, o que trás vantagens ou desvantagens, tanto no aspecto individual como no aspecto social. A mídia, com todas as suas ferramentas, hoje detêm o poder de fazer crer e ver, gerando mudanças de atitudes e comportamentos, substituindo valores, modificando e influenciando contextos sociais, grupos, constituindo no imaginário do consumidor, criando novos sentidos de valores e verdades.
A mídia é a maior fonte de informação e entretenimento que a população possui, podendo manipulação uma espécie de controle social, que contribui para o processo de massificação da sociedade, resultando num contingente de pessoas que caminham sem opinião própria. Subliminarmente, através da televisão, das novelas, jornais e internet, é transmitido um discurso ideológico, criando modelos a serem seguidos e homogeneizando estilos de vida.
Novas tecnologias da mídia e da informática mudaram os padrões de vida cotidiana, reestruturaram as relações sociais e de trabalho e aceleraram a disseminação e o poder da cultura veiculada através da mídia, o seu desenvolvimento e sua expansão geográfica desempenhou papel fundamental na reestruturação da identidade contemporânea e na conformação de pensamentos e de comportamentos. As

Relacionados