Comportamento de pastejo de ovinos em ambiente tropical1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO DE PASTEJO DE OVINOS EM AMBIENTE TROPICAL1
JOSIANE MARIA CARDOSO STARLING2, ROBERTO GOMES DA SILVA3, MATEUS JOSÉ RODRIGUES PARANHOS DA COSTA4, ANDRÉA ROBERTO BUENO2
1 Parte da tese de Doutorado da primeira autora, financiada pela FAPESP (Proc. nº 96/01667-1)
2 Aluna de doutorado em Zootecnia (Produção Animal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP/Jaboticabal
3Professor Titular do Departamento de Zootecnia - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP/Jaboticabal
4 Professor Assistente Doutor do Departamento de Zootecnia - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP/Jaboticabal
Resumo: Estudou-se aspectos comportamentais de pastejo de ovinos Corriedale. Foram observados dois grupos de animais: mais adaptados (grupo 1) e menosadaptados (grupo 2), mantidos à pasto. Registrou-se o comportamento, ao sol e à sombra, medindo-se o tempo de pastejo, ruminação, deitado, em pé, bebendo água e comendo ração, assim como algumas variáveis ambientais. O tempo de pastejo foi de 7,46 e 9,53 minutos/hora para o grupo 1 e 2, respectivamente. A ruminação ocorreu mais à sombra do que ao sol (12,0 e 0,10 minutos/hora, respectivamente) e aingestão de água e ração foi de 0,15 e 0,58 minutos/hora em média.
Palavras-chaves: ovinos, comportamento, ambiente tropical
GRAZING BEHAVIOR OF SHEEP IN TROPICAL ENVIRONMENT
Abstract: Behavioral aspects of grazing in Corriedale sheep were studied. Two groups of animals were observed: more adapted (group 1) and less adapted (group 2), kept on pasture. According to the exposure to sun and shade, thefollowing behavior patterns were noted: grazing time, rumination time, time standing up and laying down, and time expended drinking water and eating ration. Some environmental variables were also measured. The rumination behavior occurred more frequently in the shade (12,0 minutes/hour) than in the sun (0.10 minutes/hour) and the average water and ration intake took 0,15 and 0,58 minutes/hourrespectively.
Key-words: sheep, behavior, tropical environment
Introdução
O ambiente é um conjunto de fatores que afetam a constituição, o comportamento e a evolução de um organismo e que não envolve diretamente fatores genéticos. O ambiente é, portanto, um conceito muito complexo e, a rigor, nenhum de seus fatores pode ser considerado de forma isolada. Assim, o entendimento dos padrões decomportamento e o conhecimento fisiológico dos animais em ambiente tropical é fundamental para o desenvolvimento de práticas de manejo, visando um melhor desempenho dos rebanhos.
Um organismo qualquer é sempre uma consequência do ambiente em que vive e o estresse ambiental exerce pronunciados efeitos sobre as atividades diárias dos animais. Os animais domésticos podem suportar algumas condições ambientaisextremas, mas consideráveis variações têm sido observadas entre diferentes espécies e indivíduos, em suas capacidades de ajuste às variações sazonais (NAZKI & RATTAN, 1991).
A alta temperatura e a umidade do ar, assim como a radiação solar, são elementos meteorológicos estressantes associados ao baixo desempenho dos rebanhos brasileiros de raças européias. Sob condições de estresse calórico ouqualquer outro estímulo estressor, há uma interação desse com a resposta animal, manifestando-se na forma da síndrome de adaptação geral, com a qual o organismo tenta evitar ou reduzir os efeitos de um estressor (ENCARNAÇÃO, 1989).
Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar alguns aspectos do comportamento de pastejo de ovinos em ambiente tropical, visando uma melhorcompreensão dos processos comportamentais adaptativos desses animais.
Material e Métodos
Em uma primeira fase, 20 ovinos Corriedale foram mantidos em câmara climática, sob alta temperatura (45° C). Posteriormente, foram selecionados 10 animais (grupo 1=cinco animais considerados os mais adaptados e grupo 2=cinco animais considerados menos adaptados à alta temperatura) que, em uma segunda fase, foram...
tracking img