Comportamento cognitivo- skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE SAÚDE
Curso de Psicologia

IVAN FELIPUS
JÉSSICA PORTO
VICTOR H. PAIVA

ANÁLISE EXPERIMENTAL : ESQUEMA DE REFORÇOS INTERMITENTES EM RAZÃO FIXA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2012

IVAN FELIPUS
JÉSSICA PORTO
VICTOR H. PAIVA

ANÁLISE EXPERIMENTAL : ESQUEMA DE REFORÇOS INTERMITENTES EM RAZÃO FIXA

Relatório do curso de Psicologia paraconclusão de trabalho experimental feito em Biotério.
Professora: Dra. Adriana Regina Rubio

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2012

SUMÁRIO

Capa..................................................................................................................I
Folha de Rosto ................................................................................................IISumário...........................................................................................................III
1 – Introdução.................................................................................................4
2 –Método........................................................................................................5
3 – Resultados................................................................................................9
4–Discussão...................................................................................................11
5 –Referências ..............................................................................................13

No esquema de reforçamento contínuo, todas as respostas são seguidas de reforçadores. De acordo com Whaley e Malott (1980, p.106) “o termo reforçamento contínuo descreve um arranjo no qual a resposta é sempre seguida por um reforçador”.

Nos esquemas intermitentes nem todas as respostas são reforçadas e justamente por este motivo é que estes esquemas são os mais eficientes para se manter um comportamento após sua instalação.
Segundo Moreira e Medeiros (2007, p.119): “para que o reforço seja apresentado, é necessárioque um certo número de respostas (mais do que uma) seja emitido.”
No esquema de razão fixa, o número de respostas exigido para a apresentação de cada reforçador é sempre o mesmo. O sujeito deve emitir um número fixo de respostas para ter seu comportamento reforçado.
O reforço, neste caso, depende do sujeito, é ele quem determina o ritmo dos reforçamentos. “Ao fato de que o sujeito nunca foireforçado logo após um reforçamento anterior, discriminando claramente que o reforço demorará a vir. Essa discriminação é facilitada pelo número de respostas para cada reforçador ser sempre o mesmo” ( MOREIRA & MEDEIROS, 2007).
Segundo Skinner, o comportamento é a relação entre o indivíduo e o meio; Para B.F. Skinner o comportamento (operante) produz consequências no ambiente; ou seja, oreforço feito nas primeiras práticas aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer (MOREIRA & MEDEIROS, 2007).
Durante a prática de reforçamento contínuo (CRF) e intermitente (Razão Fixa- FR) o reforço além de aumentar a probabilidade de ocorrência do comportamento reforçado, diminui a frequência de ocorrência de outros comportamentos, bem como a variabilidade na topografia daresposta reforçada.
No esquema de reforçamento contínuo toda vez que o comportamento é apresentado o reforço é emitido, enquanto no esquema de reforçamento intermitente existem critérios que definem quando o comportamento será reforçado.
Neste caso, no reforçamento intermitente o reforço do comportamento é apresentado algumas vezes, após ocorrência do comportamento-alvo, ou seja, o reforço éapresentado de maneira ocasional e pode ser reforçado intermitentemente através de " esquemas diferentes".
Estes "esquemas diferentes" são determinados pelas contingências que no caso deste experimento é o número de respostas emitidas pelo sujeito com um intervalo fixo; ou seja, a FR foi aumentando progressivamente até que fosse emitida 6 respostas pelo sujeito para cada reforçamento.
Em suma,...
tracking img