COMPORTAMENTO AGRESSIVO E COMPETITIVO

760 palavras 4 páginas
I. Introdução.

O comportamento agressivo se caracteriza pelas ações que negam os direitos da outra pessoa, rebaixando, humilhando e até ferindo, na pretensão de atingir objetivos. Tem também como função natural, defender-se de ameaça, perigo iminente e ataque. (comportamento também manifestado pelos animais)

Está intimamente ligado ao comportamento competitivo, pois, conforme define o dicionário competir significa pretender uma coisa, rivalizar, disputar, lutar.

Assim, vamos primeiro fazer uma pequena viagem no tempo para analisarmos a origem evolucionária desse comportamento e, à luz da psicologia, entender a relação entre genética e comportamento dentro do contexto social e cultural.

II. Relação com a teoria da evolução.

Segundo a teoria do cientista e filósofo Charles Darwin, o gênero humano surgiu há milhares de anos, no leste da África, iniciando o processo da evolução.

Entre outros ancestrais, o Homo-Ergáster foi o trampolim para a evolução humana, pois foi o hominídeo (humano primitivo) que tinha maior cérebro e, portanto, mais esperto. Por qual razão?

Naquele tempo, já não mais havia fartura de alimentos na floresta. (raízes, folhas e frutos) Com tal escassez, as espécies deram início a grande competição pelo alimento. Provavelmente a mudança de hábito alimentar começou com a caça de pequenos animais. Também, viviam do resto de comida (carniças) deixadas por feras predadoras. (dentes de sabre)

Um detalhe: A carne é rica em proteínas, ácidos graxos e outros nutrientes que fez com que o cérebro deles aumentasse e o tutano do osso produz caloria e energia. Resultado, o hominídeo ficou mais esperto e capacitado para competir em sua busca agressiva por alimentos.

A lei do ‘mais forte sobrevive’ fazia a vida ser curta, pois muitos morreram ao serem atacadas pelas feras

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas
  • Calçado
    81727 palavras | 327 páginas
  • Controladores L Gicos Program Veis Livr Hellip
    73959 palavras | 296 páginas