Comportamento 0rganizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO 0RGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO

Desde o reconhecimento de sua existência na década de 60, por estudiosos ingleses, aonde este campo vem sofrendo alteração ate hoje, com influencia de mudanças de comportamentos do individuo e dos seus meios externo, que vem a cada dia se solidificando e utilizado como ponto referencial para o estudo comportamental num todo.
Nota-se que o processo desolicidificação deste processo teve como fator contribuinte o deslocamento voltado para o seu interesse, de temas isolados que são utilizados em outras matérias que estuda comportamentos.
Na Psicologia, por exemplo, estuda-se varias teorias sobre a satisfação no trabalho e o comprometimento, buscando sempre integrar o comportamento do funcionário e empresa, visando o bem-estar.
Na Sociologia,temos a definição de resolução de conflitos e regras organizacional, visando o eliminar o mal estar criando um ambiente confortável e mantendo a ordem, enlaçando a cultura comportamento do individuo e empresa.
Notamos que tanto na Psicologia quanto na Sociologia, ambos estudam o comportamento organizacional para criar um ambiente favorável e entender o individuo.
Desta forma através de váriaspesquisas e de muita analise criteriosa montou-se um passo a passo, para compreensão e entendimento do individuo no seu meio social e no seu ambiente de trabalho, que este passo a passo é utilizado ate hoje em entrevista de emprego.
O comportamento organizacional tornou-se ao longo dos tempos uma área ampla a ser pesquisa e analisada cada vez, devido às variações que vem ocorrendo a cada dia.
E otexto a seguir, apresenta uma discussão dos impactos que tema propõe, buscando a riqueza teórica e a ausência de normalização que podem ocorrer sobre as mediada de comportamentos organizacional.
E para uma compreensão adequada das questões discutias sobre este assunto, faz se necessário apresentar a evolução do processo de comportamento e da sua concepção e das preposições que acerca a estruturacomportamental.
Sendo assim vejamos a seguir toda a estrutura deste tema.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.
O campo do comportamento organizacional foi concebido na década de sessenta por pesquisadores britânicos como disciplina emergente equase independente, que se apoiaria em outras disciplinas já estabelecidas como Psicologia, Sociologia e Economia, devendo constituir uma área de teorização e pesquisa em que as atividades organizacionais seriam o objeto de estudo e não um contexto para onde conhecimentos seriam simplesmente transferidos e aplicados. O presente texto apresenta uma síntese da evolução do comportamentoorganizacional, tendo como ênfase o impacto que a estruturação do campo em níveis de análises, a sua riqueza teórica e a ausência de normalização podem ter sobre as medidas das variáveis. Questões referentes às medidas são também analisadas quanto à representação teórica dos conceitos através de itens, precisão das escalas, validade discriminante entre medidas de conceitos correlatos, bem como quanto à sintoniaentre as medidas e a evolução da dinâmica organizacional face às constantes e aceleradas mudanças presentes nas organizações.
Assim, parece correto dizer que se trata de uma falsa questão:
A produtividade e os lucros podem ser mais facilmente melhorados com o empenho e a participação das pessoas;
A motivação e a satisfação surgem como variáveis tão apelativas do ponto de
vista dos psicólogos,justamente porque se presume a importância do seu impacto não apenas no bem estar, mas também na produtividade individual.
Vejamos então, um exemplo daquilo que se passa com duas variáveis centrais em CO:
O estudo da motivação fixa-se com a equação desempenho = capacidades x motivação.
(MICHELL, 1982), donde se conclui que motivar as pessoas dá origem, ao mesmo tempo, a um par de resultados...
tracking img