Comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O presente trabalho tem por objetivo a comprovação dos procedimentos de comportamento operante realizados por Skinner. Começando com a observação de nível operante, instalando o comportamento desejado, reforçando-o continuamente e, por fim, extinguindo-o, foi observado que os organismos respondem de forma significativa a estímulos controlados. Processo esse que comprova empiricamenteas teorias da analise experimental do comportamento, que é a área de pesquisa e produção empírica da analise do comportamento que, por sua vez, é a área de investigação conceitual empírica e aplicada do comportamento. Verificamos, ao fim do experimento, que o behaviorismo radical não é a ciência do comportamento, mas sim filosofia desta ciência.

Palavras-chave: Analise experimental docomportamento; Skinner; Behaviorismo Radical.

Sumário

Resumo .......................................................................................... 01
Sumário........................................................................................... 02
Introdução...................................................................................... 03Método........................................................................................... 06
Resultados...................................................................................... 09
Discussão........................................................................................ 12
Referências bibliográficas.............................................................. 13Anexos........................................................................................... 14

A análise experimental do comportamento é uma abordagem da psicologia que visa á compreensão do ser humano a partir de sua interação com seu ambiente. O conceito ambiente, para análise experimental do comportamento, vai muito além do seu significado comum, ambiente refere-se ao mundo físico (coisas materiais), ao mundo social(interação entre as pessoas), a nossa interação com nós mesmos e a nossa história de vida.
A análise experimental do comportamento tenta identificar como os indivíduos interagem com seus ambientes a partir dos conceitos de condicionamento pavloviano, condicionamento operante, discriminação de estímulos, esquemas de reforçamento, etc, para tentar prever e controlar o comportamento. A principal ideia é: asconsequências que determinado comportamento produziu no passado selecionaram esses comportamentos, ou seja, influenciam se eles continuam ou não ocorrendo.
O behaviorismo e a análise experimental do comportamento são coisas diferentes. A análise experimental do comportamento é uma abordagem psicológica, já o behaviorismo é um tipo de filosofia da ciência do comportamento. É análogo a uma lenteque usamos para ver o mundo e as pessoas que nele habitam.
“O behaviorismo não é a ciência do comportamento humano, mas, sim, a filosofia dessa ciência. Algumas das questões que ele propõe são: é possível tal ciência? Pode ela explicar cada aspecto do comportamento humano? Que métodos podem empregar? São suas leis tão válidas quanto da física e da biologia? Proporcionará ela uma tecnologia, e,em caso positivo, que papel desempenhará nos assuntos humanos? São particularmente importantes suas relações com as formas anteriores de tratamento do mesmo assunto? O comportamento humano é o traço mais familiar do mundo em que as pessoas vivem, e deve ter sido dito mais sobre ele do que qualquer outra coisa. E, de tudo que foi dito, o que vale a pena ser conservado? “(Skinner, 1982).
A partirdesta afirmativa de Skinner, o behaviorismo simplesmente fornece o embasamento filosófico da análise experimental do comportamento, pois esta é uma abordagem psicológica, ao contrário do behaviorismo, que por sua vez não é uma ciência do comportamento, mas a filosofia que embasa essa ciência.
Historicamente, o behaviorismo divide-se em dois momentos: com o behaviorismo metodológico de...
tracking img