Comportameento

450 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB
GESTÃO FINANCEIRA

Teorias X e Y

Nome: Janny Cordeiro da Silva
Matrícula: 12114130035

Teoria “X”

A teoria X traz a visão de que o homem era um ser ordinário, preguiçoso que evita o trabalho sempre que possível, evitam grandes responsabilidades e por esta tendência em fugir do trabalho tinham quer ser vigiados, dirigidos, controlados, para que as empresas chegassem aos seus objetivos, em troca de recompensas, pela punição, pelo dinheiro ou ate mesmo pelos elogios. O homem não gosta de mudanças, prefere ser dirigido, assim com sua dependência o torna incapaz de ter um autocontrole. Em alguns aspectos, baseava-se erradamente sobre o comportamento humano, era muito rígido, com a rotina de trabalho o operário não podia expressar sua criatividade, e é considerado mais como um recurso de produção.
Muitas empresas ainda utilizam os métodos da teoria X para administrarem seus funcionários, utilizam formas de pressionaria e cobrarem seus resultados.
A teoria X é baseada nas Teorias Clássicas da Gestão, de forma mecanicista e pragmática, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Onde visa a divisão de trabalho específicos, supervisão funcional, os processos são padrão e planejados, de modo a eliminar todo e qualquer desperdício de esforço humano e de tempo. A teoria X tem suas vantagens, tais como: Uma maior eficiência em sua organização, tarefas específicas atribuídas a cada trabalhador, tem uma maior facilidade para troca de funcionários, pois as tarefas a serem executadas eram simples, maior visão de prever e controlar a produção.

Teoria “Y”

Segundo McGregor, existem dois tipos distintos de pessoas que levam dois estilos contrários e opostos de trabalhar. As teorias X e Y abordam o comportamento humano, com suposições sobre seu comportamento. A teoria “Y” vê os trabalhadores como esforçados que gostam de ter o que fazer, gosta de mudanças, encaram o trabalho de uma forma

Relacionados

  • DISSERTA O Influ NciaMinera OGeoqu Mica
    49890 palavras | 200 páginas