Componentes poluentes das industrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo:

Aprofundar os conhecimentos sobre a grande diversidade das atividades industriais e o que essas ocasionam durante o processo produtivo. Além de conhecer e entender a geração de efluentes, os quais podem poluir ou contaminar a água, perceber que nem todas as industrias geram efluentes com poder impactante,.


Introdução

De acordo com a NBR 9800/1987, podemos definirefluente líquido industrial como despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico. Por vários anos não houve a preocupação de caracterizar a geração de efluentes líquidos industriais e nem de avaliar seus impactos no meio ambiente. Entretanto, a legislação vigente ea conscientização ambiental fizeram com que algumas indústrias desenvolvam atividades para quantificar a vazão e determinar a composição dos efluentes industriais.
Esse trabalho tem o intuito de sanar as duvidas em relação os principais componentes dos efluentes nas industrias, elucidando-os e exemplificando-os.











Os Fluentes Industriais

Os efluentes líquidosindustriais possui sua origem nas águas utilizadas nos seus processos. As características dependem da tipologia da indústria, das matérias-primas processadas; das etapas de transformação; da incorporação de substâncias indesejáveis à água (como detergentes, solventes, pigmentos, óleos); o tamanho da indústria e do modelo de gestão empregado.
Um efluente industrial é, resultado damistura de diversas e diferentes unidades do processo produtivo, podem apresentar variações no decorrer do tempo, dependendo de várias atenuantes, tais como a mudança na operação dos processos e de atividade de limpeza. Outra característica dos efluentes industriais é a complexidade, no que se refere à composição química e à forma como se apresentam os poluentes (solúveis ou suspensos na fase aquosa).Portanto, a variabilidade e a complexidade são atributos típicos dos efluentes industriais.
Um efluente pode conter poluentes orgânicos e inorgânicos, que podem estar solúveis na água ou em suspensão na forma de partículas (sólidas ou líquidas). O material em suspensão pode ser removido da água por métodos físico-químicos, cuja escolha dependerá das características do materialparticulado (tamanho, densidade, carga elétrica). O material solúvel é removido por métodos físico-químicos ou biológicos.As inúmeras substâncias orgânicas presentes em um efluente podem receber a denominação global de matéria orgânica. Além de poder se apresentar na forma solúvel ou em suspensão, esse material pode ser classificado como biodegradável ou persistente (não biodegradável).Assim, osefluentes constituem uma mistura complexa de compostos orgânicos e inorgânicos e é impraticável, senão impossível, obter-se uma análise química completa da maioria dos compostos. Por esta razão, uma série de métodos empíricos para avaliação da concentração dos contaminantes, denominados indicadores globais de poluição, é empregada, cuja aplicação não requer o conhecimento da composição química doefluente em questão.

Poluentes nos Efluentes


1.Características dos efluentes domésticos urbanos

Os efluentes urbanos que chegam as estações de tratamento, podem ser compostos apenas por efluentes domésticos ou por uma combinação destes com os industriais . O lançamento de efluentes industriais nos sistemas urbanos pode acarretar problemas para o funcionamento das estações de tratamento. Oefluente final pode ficar fora da faixa de concentração de carga orgânica e nutrientes para as quais as estações estão projetadas. Além disso, como já sabemos, alguns efluentes industriais apresentam poluentes (metais, micropoluentes orgânicos,etc) os quais as estações não têm capacidade de tratar de maneira eficaz. Em ambos os casos, os efluentes industriais devem receber pré-tratamento ou...
tracking img