Componentes internos de um computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMA 1 – COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR






































ABRIL - 2012

















PROBLEMA 1 – COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR














Relatório apresentado ao Professor ... como requisito parcial para aprovação na disciplina de Computação do1º ano do curso noturno de Licenciatura em Química.















06/04/2012
SUMÁRIO




INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

INTRODUÇÃO



Quando chega um problema para resolver em nossas mãos, não é tão simples como parece chegar logo a uma solução para ele. Em primeiro momento temos que analisar a situação ever o que pode e não ser feito. Usamos o método de ensino PBL Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) para solucionar o problema. O PBL consiste basicamente na formação de grupos que objetivam solucionar os problemas e/ou projetos que serão propostos.
O problema proposto para nós alunos resolvermos, passado em aula, consiste na suposição de nós professores de Química,sermos contratados para dar aula em uma escola. E sabendo que nessa escola há um laboratório de informática, resolvemos levar os alunos para demonstrar experimentos químicos com o auxílio dos softwares. Porém, descobrimos que nenhum aluno, nunca sequer tinha tido contato com os computadores.
A partir daí começa o problema. Como dar aula no laboratório de informática sendo que ninguém saiba mexerem um computador? Bom, com a autorização da direção da escola, nós professores de Química poderíamos criar um produto que ensine os alunos a manusear os computadores, e o material que usaríamos para o aprendizado, deveria ficar a disposição em uma mesa dentro da sala de informática. Entre outras informações, o diretor disse que o material pode ser ilustrado ou não, e pode ser um conto, umahistória em quadrinhos, uma narração por um personagem característico, ou até mesmo tutoriais apresentados de forma criativa (na qual exista a interação do aluno com o material).
Depois de analisarmos a situação, houve então a Brainstorm “chuva de ideias” do grupo para assim chegar a uma possível solução para o problema. Chegamos logo a uma ideia chave: JOGO DE CARTAS E TABULEIRO. Decidimos criarum jogo, pois é um método simples e prático. Ao mesmo tempo em que o jovem tem interesse em jogar e se divertir ele vai aprender o que precisa para poder participar das aulas de informática. No caso o jogo funciona como uma atividade que estimula o cérebro e o interesse do aluno, exemplo: caso o aluno erre alguma pergunta, ele vai querer ir à busca da reposta certa, adquirindo cada vez maisconhecimento.






DESENVOLVIMENTO



Depois de analisarmos todas as ideias dos integrantes do grupo para a solução do problema, decidimos colocar em prática a ideia do JOGO DE CARTAS E TABULEIRO. Nosso próximo passo foi analisar como iríamos dar continuidade para a realização do produto. Iniciamos então a fase da pesquisa individual. O produto que iríamos criar deveria ter a base paraos alunos aprenderem a mexer no computador, então no trabalho deveria conter os seguintes temas:
• origem do computador;
• funcionamento interno, em um bom nível de detalhamento;
• descrição de periféricos típicos;
• como são armazenadas e representadas as informações;
• o que são programas, e como funcionam em um computador;
Como são cinco temas parapesquisar cada um ficou responsável de ir a fundo sobre um tema para poder elaborar as perguntas e respostas, que é na verdade a principal parte do jogo, onde conteria todas as informações que os alunos precisariam para suporte de aprendizado. Durante a pesquisa individual houve a consideração e o bom senso de não procurar textos muito complexos e de difícil compreensão, pois como os alunos nunca...
tracking img