Componentes do plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACIMED



ACADEMICOS: CURSOS
ANA LUCIA SOARES RECURSOS HUMANO
GISLENE MARTINS GESTÃO AMBIENTAL
RAFAEL ÁGUIDA NÓBREGA GESTÃO AMBIENTAL
RENATA CALIXTO DA COSTA PROCESSOS GERENCIAIS


PROFESSOR: FLÁVIO LECIR










COMPONENTES DE UM PLANO DE MARKETING


















Introdução
Os 4Ps são essenciais para que o indivíduo formeem sua mente uma idéia do que pretende em relação ao seu negócio, sabendo que é preciso primeiro identificar o que se quer fazer, para depois começar os planejamentos para algo específico, tendo assim, noção de onde pode chegar.
































































COMPONENTES DE UM PLANO DE MARKETINGPara traçar um perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, é necessário conhecer o seu mercado. O plano de marketing é uma ferramenta que permite analisar o mercado, por meio dele define-se resultados a serem alcançados. Alguns componentes essenciais para um plano de marketing eficiente são: análise de mercado, definição do público-alvo, definição doposicionamento de mercado, estratégia de produtos e serviços e os 4Ps.
A análise de mercado é uma das primeiras etapas para compor um plano de marketing, pois é nesta análise que serão definidos o comportamento, o perfil dos clientes e a concorrência. Com a análise de mercado obtem-se uma visão das oportunidades e dos riscos para o serviço da empresa ou para o lançamento de novos produtos. Nestaanálise são identificados os pontos positivos e os negativos. Essa análise é externa e interna também, pois conhecer os aspectos bons e ruins da empresa dá uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positivamente ou negativamente o desempenho da sua empresa.
A análise de ambiente envolve fatores econômicos, como inflação, distribuição de renda e taxas de juros, é precisoestar de olho nas oscilações da economia. Fatores sócio-culturais, como característica gerais da população, grau de escolaridade, sexo, profissão e fatores tecnológicos.
Definir o público-alvo para então atrair cliente é de suma importância, pois, é preciso saber quem é, onde eles estão o que querem e por que querem, para que assim seja definido o produto e o serviço a serem desenvolvidos eos benefícios que serão atribuídos ao produto ou serviço. Os consumidores são variados e se agrupam de acordo com vários fatores, têm estilos de vida e atitudes diferentes. Como por exemplo, o fator do comportamento desse público-alvo, ou seja, os hábitos de consumo, os benefícios procurados, freqüência de compra de determinado produto, lugar onde costuma comprar esse tipo de produto, o preço queele está disposto a pagar , a qualidade do produto que ele procura, marca, prazo de entrega e vários outros fatores.
Classificar o público-alvo de acordo com esses fatores chama-se segmentação de mercado. O mercado é a soma de diferentes seguimentos, quanto mais se conhece o mercado e seus clientes, mais fácil será a oferta de produtos e serviços adequados a segmentos distintos. Ocadastro de clientes é uma boa forma de conhecer melhor seu cliente. Esses são os processos que definem valor, ou seja, o estudo de preferência do cliente.
Definir o posicionamento de mercado é como o cliente vê o seu negócio. Definir esse posicionamento é decidir qual imagem você deseja transmitir ao seu cliente em relação ao seu negócio. Um detalhe, essa imagem deve ser clara, distinta e bemdefinida para que assim possa garantir vantagens sobre os concorrentes. É importante lembrar sempre o que seu cliente considera importante e oferecer mais benefícios e vantagens a ele. Definir o posicionamento de mercado é essencial para definir uma marca ou cria-la, pois a marca é a identidade da empresa, é a forma como ela será conhecida.
A estratégia de produtos e serviços tem por...
tracking img