COMPONENTES DEFINIDORES DO CONCEITO DE TERRITORIO: A MULTLIESCALARIDADE, A MULTIDIMENSIONALIDADE E A RELAÇÃO ESPAÇO-PODER.

782 palavras 4 páginas
COMPONENTES DEFINIDORES DO CONCEITO DE TERRITORIO: A MULTLIESCALARIDADE, A MULTIDIMENSIONALIDADE E A RELAÇÃO ESPAÇO-PODER.
COELHO NETO, Agripino Souza. Componentes definidores do conceito de território: a multiescalaridade, a multidimensionalidade e a relação espaço-poder. GEOgraphia (UFF), v. 15, n. 29, p. 23-52, 2013.
Agripino Souza Coelho Neto possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1991), bacharelado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1999), especialização em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia, exercendo a função de Coordenador do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Movimentos Sociais (TECEMOS/UNEB/CAMPUS XI), assim como também é pesquisador dos Grupos de Pesquisa GeografAR (UFBA-IGEO) e GEOMOV (DCHF/UEFS). Possuidor de especialidade nas áreas de Geografia Política, Geografia Regional e Geografia Econômica, desenvolve trabalho nos seguintes temas: Política e Gestão Territorial, Irrigação Pública, Territorialidade e Redes Sociais, Vale do São Francisco e Território do Sisal.
Em seu artigo, Componentes definidores do conceito de território: a multiescalaridade, a multidimensionalidade e a relação espaço-poder, Coelho Neto aborda a multiescalaridade e multidimensionalidade da formação territorial e a importância da relação espaço-poder com o intuito de refletir a territorialidade humana. Para tanto o autor divide sua obra em três pontos a ser abordados: A multiescalaridade do território, A relação espaço-poder e território e A multidimensionalidade do território, onde o mesmo se utiliza de argumentos e opiniões de diversos autores especialistas na temática explorada no artigo para construir e definir o seu pensamento.
A princípio na abordagem a multiescalaridade do território o autor conceitua

Relacionados