Complicacao respiratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Brasil é um país carente de dados epidemiológicos consistentes, fato que dificulta o planejamento e a execução de medidas preventivas para uma parcela expressiva dos problemas relacionados à saúde. No que concerne à área das doenças respiratórias e vasculares. Os dados epidemiológicos mais abrangentes são aqueles publicados pelo Ministério da Saúde, a partir da listagemestatística do Sistema Único de Saúde (SUS).

O comportamento de algumas doenças respiratórias e vasculares tem demonstrado alterações importantes nas últimas décadas. Portanto, é necessário que haja reavaliação constante de nossas bases epidemiológicas para a definição de políticas de profilaxia e tratamento dessas doenças.

Assim, parece-nos que o perfil aqui apresentado reflete dificuldades comunsao serviço público, sendo representativo dos principais problemas cuja solução pode contribuir para uma sobrevida mais arraigada.

É de fundamental importância à procura médica para um acompanhamento preventivo, principalmente naqueles pacientes, em maior probabilidade seja genética ou fatorial das enfermidades que aqui iremos corroborar; além do adequado controle dos fatores de risco e naprofilaxia de novos eventos em paciente suscetíveis, para atenuar o impacto sobre o indivíduo e a sociedade.

METODOLOGIA

Apresentar as definições, consequências, causas, tratamentos e fatores causadores das patologias respiratórias, bem como vasculares mais frequentes na saúde humana.

OBJETIVO

Aprofundamento sobre a questão supracitada; razão pela qual o presente trabalho visa realizar umlevantamento na literatura, e apresentar aos leitores os riscos decorrentes das questões respiratórias e vasculares.

DEFINIÇÃO

ATELECTASIA PULMONAR

O QUE É?
É o colapso de parte ou de todo pulmão. Ou seja, o pulmão “murcho” numa parte ou na sua totalidade por um bloqueio na passagem do ar pelos brônquios de maior ou menor calibre (brônquio ou bronquíolo, respectivamente). Os brônquiossão tubos que dão passagem ao ar, espalhando-o por todo o pulmão.
COMO SE DESENVOLVE?
A atelectasia pode surgir por mecanismos diferentes:
1. O acúmulo de secreções nos brônquios pode bloquear a passagem do ar, levando ao colapso parcial ou total do pulmão afetado.
2. Quando algum objeto, inadvertidamente, entra na via aérea e chega ao brônquio, a atelectasia poderá ocorrer. Isto costumaacontecer mais com as crianças, quando engolem algum brinquedo ou outro objeto pequeno.
3. Os tumores pulmonares podem crescer dentro de um brônquio ou pressioná-lo externamente, causando, em alguns casos, a atelectasia parcial ou total do pulmão.
4. Pacientes que sofrem uma anestesia geral, que tem alguma doença pulmonar crônica ou que fica muito tempo acamados podem, eventualmente,apresentar uma atelectasia.
| |
| |
| |
| |
Num adulto, a atelectasia geralmente não é uma situação ameaçadora à vida, já que as partes do pulmão que não foram comprometidas fazem uma compensação da perda de função da área afetada. Por outro lado, a mesma situação num bebê ou numa criança pequena pode representar uma ameaça à vida.

SINTOMAS
Os sintomas associados a essa situaçãopodem estar presentes ou não. Dependerá, principalmente, do tamanho da área afetada do pulmão e da presença ou não de doenças concorrentes. A atelectasia pulmonar poderá estar acompanhada de dor torácica, tosse ou dificuldade para respirar.

DIAGNÓSTICO

Através de exames de imagem, como a radiografia ou tomografia computadorizada do tórax, o médico poderá fazer o diagnóstico. A atelectasia,ao exame físico do paciente, poderá ser suspeitada na minoria dos casos. Isto porque terá de haver um colapso pulmonar de uma área extensa do pulmão para que surjam alterações no exame físico.
A broncoscopia - exame que observa a parte interna dos pulmões através de um aparelho flexível dotado de fibras ópticas e lentes - é capaz de detectar o bloqueio da passagem de ar (do brônquio) e sua...
tracking img