Complexo Poliesportivo Csörsz

872 palavras 4 páginas
Gabriel dos Santos Ferreira
4084875-2

Atividade de monografia
Orientador: Pedro Paulo Saraiva
Data: 19.05.2014

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Histórico

3. Apresentação do tema
3.1 Significados do lazer para a sociedade
3.2 Lazer como papel social

4. Referências

5. O projeto

6. Centro de desenvolvimento esportivo e cultura

7. Estudo de caso

8. Conclusão

9. Bibliografia

1. Introdução

Poder-se- definir lazer, como uma forma de uma pessoa utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que aprecie e que não seja considerado trabalho.
De acordo com Gomes e Elizalde (2012), o lazer não é um fenômeno isolado e se manifesta em diferentes contextos de acordo com os sentidos e os significados culturalmente produzidos/reproduzidos pelos sujeitos em suas relações com o mundo. O lazer participa da complexa trama histórico-social que caracteriza a vida na sociedade.
Na vida cotidiana o lazer constitui-se de relações dialógicas com outros campos além do trabalho, tais como a educação, a política, a economia, a linguagem, a saúde, a arte, a ciência e a natureza, entre outras dimensões da vida, sendo parte integrante e constitutiva de cada sociedade.
Desse modo, lazer é uma necessidade humana e dimensão da cultura caracterizada pela vivência lúdica de manifestações culturais no tempo/espaço social. Assim, o lazer é constituído na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social. Juntos, esses elementos configuram as condições materiais e simbólicas, subjetivas e objetivas que podem, ou não, fazer do lazer um potente aliado no processo de transformação de nossas sociedades, tornando-as mais humanas e inclusivas.
Segundo Gomes (2008), as manifestações culturais que constituem o lazer são práticas sociais vivenciadas como desfrute e como fruição da

Relacionados