Complexo esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Atualmente compreendemos que o esporte encontra-se fortemente inserido na sociedade, sendo o mesmo considerado como um fenômeno sociocultural e entendido como um direito social, conforme observa-se no art. 217 da Constituição Federal quando diz que “é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um” (BRASIL, 1988).

Apesar de umdireito adquirido, podemos observar que a promoção de práticas desportivas não se dá apenas pela ação dos órgãos públicos. Políticas esportivas para crianças e adolescentes tem sido alvo de governos, da iniciativa privada e de terceiro setor (BRETÃS 2007; GUEDES et al., 2006; MELO, 2004). Desse modo, por meio de frentes variadas, emergem em todo o país inúmeros projetos com o objetivo de fomentaras atividades esportivas no contra-turno escolar de crianças e adolescentes. Tais iniciativas, designadas em sua maioria pelo termo “projetos sócio-esportivos”, vêm a destaque na mídia e na sociedade (MELO 2004; 2005).

Corroborando com este cenário surge no município do Rio de Janeiro o conceito de Vila Olímpicas (VO), que segundo o manual das VO de 2009 da Secretaria de Esporte e Lazer doMunicípio do Rio de Janeiro (SMEL), são “Equipamentos esportivos, agregadores de Políticas Públicas, de natureza sócio educacional, voltadas para Lazer, descoberta de talentos, qualidade de vida e ampliação do universo cultural”.

Através deste conceito a SMEL desenvolveu o programa de construção de uma rede de Vilas Olímpicas, que teve sua gênese em 2001. O objetivo inicial era promover eincentivar a prática de diversas atividades físicas voltadas principalmente para crianças e adolescentes, em espaços planejados e dotados de equipamentos que pudessem atender demandas oriundas dos moradores de comunidades do entorno.

Nestes equipamentos, o esporte é atividade imprescindível, complementando o trabalho escolar, onde as VO atuam em parceria predominantemente com a SecretariaMunicipal de Educação (SME), para oferecer uma ação de educação em tempo integral à criança e adolescente dentro de uma perspectiva intergeracional, tendo como mediador o esporte educacional.

Este programa conta atualmente com 19 equipamentos esportivos em pleno funcionamento, sendo 14 VO, 2 Centros Esportivos (CE), 2 Parques e o CIAD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Portadora deDeficiência). Um destes CE está localizado no bairro de Campo Grande, Centro Esportivo Miécimo da Silva (CEMS).

De acordo com o contexto supracitado, este artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre o CEMS mostrando como este equipamento esportivo pode intervir diretamente no déficit social, através do desdobramento de seus projetos.

Desenvolvimento

Programa esportivo do município doRio de Janeiro

O esporte pode atravessar as barreiras que dividem as sociedades, tornando-o assim uma poderosa ferramenta para apoiar esforços de prevenção de conflitos e de construção da paz, tanto simbolicamente no nível global, quanto de maneira bastante prática dentro das comunidades. Quando aplicados eficazmente, os programas de esportes promovem a integração social e fomentam atolerância, ajudando reduzir a tensão e gerar diálogo. O poder de organização e reunião do esporte o torna uma ferramenta ainda mais eficaz para a comunicação e a conscientização (ONU, 2003).

Seguindo uma proposta de desenvolvimento de políticas públicas de esporte, que visem estimular a prática esportiva, a fim de aumentar gradativamente a qualidade de vida da população, as VO e os CE despontamcomo complexos esportivos e educacionais com a finalidade de realizar, estimular e apoiar as atividades de ensino que envolvam os esportes em suas diferentes modalidades assim como a prática de atividade física como promoção de saúde e bem-estar social, desenvolvendo valores como: convivência com pessoas diferentes, respeitando e discutindo as regras, articulando-se em grupo e aprendendo a...
tracking img