Complexo de vitaminas b

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O complexo B é um conjunto de oito vitaminas solúveis em água que atuam de maneira muito semelhante no organismo, por serem hidrossolúveis não interferem na absorção de vitaminas lipossolúveis. São normalmente excretadas na urina em pequenas quantidades, não são armazenadas no organismo de maneira apreciável, o que torna necessário um suprimento diário para evitar depleções com comprometimentosdas funções fisiológicas normais
Em tempos passados pensava-se que o complexo B era um nutriente único que existia dos extratos do arroz, fígado e fermento. Posteriormente, pesquisas mostraram que são vitaminas quimicamente distintas que frequentemente coexistem nos mesmos alimentos.
As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano.Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e lipídios.
No estômago, as vitaminas B estimularão a liberação e controlarão a ação do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentarão a eficácia da dieta.

Vitamina B1
Também denominada tiamina. Desempenha importante papel no sistema nervoso, nos músculos e coração, além de auxiliar ascélulas no metabolismo da glicose. É importante para a produção de ácido clorídrico e para formação do sangue. Não há problema se ingerida em excesso, pois não se acumula no organismo.
As recomendações de tiamina variam de 1,2mg/dia para homens e 1,1mg/dia para mulheres, valor esse que pode ser alterado de acordo com a idade e condições fisiológicas do individuo.
Sua deficiência causa lesãocerebral potencialmente irreversível. Sua carência pode provocar o a Síndrome de Wernicke-Korsakoff, uma psicose irreversível caracterizada por amnésia e confabulação e a Beribéri, cujos sintomas são: insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, emagrecimento, perda de apetite e de energia, dores no peito e no abdômen, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e da memória,problemas de concentração.
A absorção fica prejudica com o consumo elevado de álcool, que interfere no transporte da substancia. A deficiência dessa vitamina ocorre frequentemente em pessoas alcoólatras, desnutridos, êmese (ato de vomitar) e em indivíduos que passaram por cirurgia bariátrica (redução do estomago). Quanto ao excesso, até o momento não há indicação de efeitos tóxicos pela administraçãooral.
É encontrada na cutícula do arroz, no levedo de cerveja, gema do ovo, arroz integral, aveia, castanha-do-pará, fígado, cereais integrais, feijão, peixes, pão integral.

Vitamina B2
Também conhecida como riboflavina, e no passado por vitamina G.
No organismo dos seres humanos, auxilia no metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas, sendo importante para a manutenção da integridadecutânea, saúde dos olhos, boca e cabelos. É necessária para a formação das hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento de forma geral. A riboflavina é essencial para a produção de dois cofatores enzimáticos necessários para o funcionamento de diversas enzimas que atuam nas vias metabólicas do organismo. Esta molécula degrada-se na presença da luz.
As recomendações médias deRiboflavina para homens adultos é de 1,3mg/dia e para mulheres 1,1mg/dia, necessitando um aumento da mesma nas fases de gestação e lactação.
Sua deficiência causa lesões na mucosa da boca, rachaduras nos cantos dos lábios (queilose), gengivite com epistaxe, língua de coloração roxa, ardência dos olhos, pele seca, depressão, catarata, letargia e histeria.Não há indícios de toxicidade na ingestãode altas doses.
Encontrada em vegetais folhosos, soja, leite e frutos do mar.

Vitamina B3
Recebe também o nome de niacina, vitamina PP ou ácido nicotínico.
Possui um importante papel no metabolismo celular e na reparação do material genético (DNA), remoção do organismo de substâncias químicas tóxicas e auxilio na produção de hormônios esteroides pelas glândulas adrenais e funcionamento do...
tracking img