Complexo de histocompatibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MHC
Cada espécie de vertebrado possui um MHC originalmente identificado pela sua capacidade de provocar uma rejeição muito vigorosa de transplantes.
Cada uma contém três classes de genes.A Classe I codficada polipeptídios transmembrana. Os produtos da classe II são heterodímeros transmembrana. Os produtos da classe III são heterogêneos, mas incluem componentes docomplemento ligados à formação de C3 convertases, proteínas do choque térmico e fatores de necrose tumoral.
Os genes exibem notável polimorfismo. Um determinado grupo de genes MHC é designado como‘’haplótipo’’ e é habitualmente herdado em bloco como traço mendiliano simples, embora seus genes constituintes tenham sido revelados por eventos de recombinação de cross-over
As moléculas daclasse I clássica são encontradas em praticamente todas as células no corpo e fornecem sinais às células T citotóxicas.
As moléculas da classe II estão particularmente associadas às célulasB, células dendríticas e macrófagos, mas podem ser induzidas nas células endoteliais capilares e células epiteliais pelo y-interferon. Sinalizam células T auxiliares para células B emacrófagos.
Os dois domínios distais à membrana celular formam um sulco de ligação peptídica delimitada por duas alfa-hélices paralelas apoiadas a um assoalho de fitas de beta-lâminas; asparedes e o assoalho da cavidade e a superfície superior das hélices constituem os sítios de substituições polimórficas máximas de aminoácidos.
Os genes da classe I silenciosos podem aumentar opolimorfismo através de mecanismos de conversão gênica.
As moléculas MHC não-clássicas e as moléculas semelhantes ao MHC desempenham certo numero de funções e incluem CD1, que apresentaantígenos lipídicos e glicolipídicos às células T, e HLA-E, que apresenta peptídios de seqüência de sinais de moléculas da classe I clássicas para o receptor CD94/NKG2 das células.
tracking img