Complexo de édipo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:

Complexo de Édipo:
Na mitologia grega Édipo matou seu pai e desposou da sua mãe e matou seu pai.
O Complexo de Édipo é o conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança senteem relação aos pais. Sob sua forma dita positiva, é o desejo da morte do rival do mesmo sexo e desejo sexual pelo personagem do sexo oposto. Sob a sua forma negativa apresenta-se da forma inverso amorpelo progenitor do mesmo sexo e o ódio ciumento pelo progenitor do sexo oposto.
O complexo de Edipo é vivido durante a fase fálica e o seu declínio é a entrada da fase de latência, é revivido napuberdade o e superado com maior ou menor êxito dependendo da escolha objetal.
Sendo o complexo de Édipo fundamental para a estruturação da personalidade do individuo e a orientação do desejo.Desenvolvimento:
Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período psicossexual fálico, onde a criança percebe a diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas dosexo oposto no ambiente familiar. Freud baseou-se na tragédia de Sófocles, Édipo Rei, chamando Complexo de Édipo à preferência velada do filho pela mãe, acompanhada de uma aversão clara pelo pai. Napeça (e na mitologia grega), Édipo matou seu pai Laio e desposou a própria mãe, Jocasta. Após descobrir que Jocasta era sua mãe, Édipo fura os seus olhos e Jocasta comete suicídio
As relações do objetomais importante na fase fálica são as que agrupam sob o complexo de Édipo. A fase epidiana acontece dos dois anos de vida até seis anos, sendo a fase do estágio fálico. As relações de objeto queabrangem o complexo Epidiano são importantíssimos tanto para o desenvolvimento mental quanto patológico, sendo para Freud os acontecimento dessa fase cruciais para o desenvolvimento do dos indivíduos, hojesabe-se que os acontecimentos anteriores a essa fase podem ser decisivo para alguns indivíduos, assim como incidentes pré epidianos podem ter menor relevância para outros.
A principio Freud...
tracking img