Complexidade Narrativa do Piloto de Breaking Bad segundo Jason Mittell

565 palavras 3 páginas
O pesquisador Jason Mittell, em seu artigo “Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea”, define a complexidade narrativa como “uma alternativa às formas episódicas e seriadas.” “Em seu nível mais básico”, Mittell aponta, “é uma redefinição de formas episódicas sob a influência da narração em série – não é necessariamente uma fusão completa dos formatos episódicos e seriados, mas um equilíbrio volátil. Recusando a necessidade de fechamento da trama em cada episódio, que caracteriza o formato episódico convencional, a complexidade narrativa privilegia estórias com continuidade e passando por diversos gêneros.”
Analisando o episódio-piloto da série Breaking Bad, podemos perceber que este não apresenta um arco narrativo episódico entrelaçado a uma trama dilatada: não há elementos episódicos, apenas se inicia uma história que não é concluída ali. Nesse sentido, portanto, é fácil afirmar que o episódio em questão não é narrativamente complexo nos termos básicos de Mittell.
No episódio analisado existe apenas uma analepse (alteração cronológica) – bastante semelhante ao que é feito por uma das séries usadas como exemplo de narrativa complexa por Mittell, “Alias”, a qual “começa seus episódios com uma chamada a partir do clímax da história e então volta o relógio para explicar a situação confusa com que o episódio começou”. A mudança aqui é marcada apenas por um letreiro que assinala “três semanas antes”. A estratégia é efetiva em gerar suspense e tensão no espectador, que sabe o que irá acontecer, mas não como, por que ou quando. Ainda assim, isso não é o bastante para que possamos enquadrar o episódio como parte de uma narrativa complexa: Mittell enfatiza que “analepses não são incomuns na televisão convencional.” A diferença, para ele, seria que “nos programas narrativamente complexos de hoje estas variações nas estratégias de storytelling são mais comuns e assinaladas de maneira muito mais sutil ou adiadas; esses programas são construídos sem medo

Relacionados

  • Caminhostransmidia
    29872 palavras | 120 páginas