Complexação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Departamento de Química e Exatas – DQE
Disciplina: Química Analítica Experimental
Professora: Regina Terumi Yamaki

VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO

DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM LEITE

DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA

Aldenor Gomes Santos
Hygor Rodrigues de Oliviera
Romeu Pereira Viana NetoJEQUIÉ, 21 DE NOVEMBRO 2006
Sumário:

1. Introdução: 3
2. Objetivos: 5
3. Material e Soluções utilizados: 6
4. Procedimento: 7
4.1 Determinação da Dureza da água 7
4.2 Determinação de cálcio em leite: 7
5. Resultados: 8
5.1 Determinação da dureza da água. 8
5.2 Determinação de Cálcio em Leite. 10
6. Discussão: 12
6.1 Determinação da dureza da água. 12
6.2 Determinaçãode Cálcio (Ca2+) no Leite. 12
7. Conclusão: 14
8. Referencias bibliográficas: 15

1. Introdução:

A volumetria de complexação, basea-se na formação de complexação estáveis e solúveis a partir de reação de íons metálicos com número de aminas terciárias contendo grupos carboxílicos. As titulações complexometricas são aplicadas de maneira abrangente, na determinação de vários cátions. Osprocessos de formação de íons complexos podem ser descritos pelo termo complexação. Um complexo é um composto que apresenta uma espécie central ligado a íons e moléculas, estes grupos ligados ao íon central são denominados ligantes ou reagentes complexantes, que são compostos orgânicos contendo grupos doadores de elétrons que realizam ligações covalentes com cátion originando o complexo.
SegundoVOGEL (2000, p.24) na reação de complexação ocorre a substituição de uma ou mais moléculas do solvente, que estão coordenados por outros grupos nucleofílicos. O autor representa a reação, em água, pela equação:

M(H2O)n + L → M (H2O)(n-1)L + H2O eq:1

onde o ligante (L) pode ser uma molécula neutra ou um íon. Ressalta ainda que para formaçãode um complexo MLn, ocorre varias substituições de moléculas de água por ligantes o numero de coordenação (n) é o numero de ligações que a espécie central faz com o ligante. Os ligantes podem ser classificados de acordo com o numero de ligações que fazem com os íons metálicos. Assim, ligantes inorgânicos como íons haletos ou moléculas de H2O ou NH3, são classificados como monodentados, pois,possuem apenas um grupo doador de elétrons, ou seja, um par de elétrons. Um ligante bidentado possuem dois átomos com par de elétrons para formar ligações com o mesmo íon metálico.
Na titulação complexométrica os complexos envolvidos na reação denomina-se quelatos e são formados a partir da ligação da espécie central a dois ou mais grupos doadores de elétrons de um mesmo ligante, originando anéis de5 a 6 membros. O processo de formação desse anéis é chamado de quelação. “Um ligante multidentado têm mais de dois pontos de coordenação por moléculas”(VOGEL, 2000. pg.24), assim, quanto maior for o numero de pontos e ligação com o íon metálico maior é a estabilidade do complexo. Algumas das vantagens dos ligantes multidentados em realção ao monodentados são:

• Reage completamente com o cátion,consequentemente a curva de titulação é mais acentuada.
• Reage com o íon numa única etapa.

Em titulações complexometricas, em sua maioria, são realizadas com ligantes multidentados como EDTA (ácido etilenodiaminotetraacético). O EDTA é considerado reagente universal da volumetria de complexação. Para BACCAN ( 2004, p.147), isso se deve ao fato de que o EDTA é considerado um ligantehexadentado, ligando-se através de seus quatro grupos carboxílicos e dois átomos de nitrogênio.

Entretanto, afirma que o mais importante, é que o EDTA sempre reage com íons metálicos na proporção molar de 1:1. Outras propriedades que fazem com que o EDTA seja um reagente mais utilizado nesse tipo de titulação são:

• Pode ser utilizado como reagente padrão primário.
• A estrutura H4Y em solução...
tracking img