complemento a trabalho WJ.docx

1607 palavras 7 páginas
PROTEOGLICANOS

O que são ?

Proteoglicanos (PG) são macromoléculas naturais capazes de restaurar as células epidérmicas e aumentar o metabolismo dos componentes do tecido conjuntivo, restaurando as funções da pele, suas propriedades mecânicas e aspecto fisiológico.

São formados por uma proteína transportadora (proteína core “), a que se ligam covalentemente diferentes cadeias de glicosaminoglicanos (GAGs) em quantidade variável. Os principais (GAGs) são: o ácido hialurónico, sulfato de condroitina/ sulfato de dermatan, sulfato keratan, heparam sulfato / heparina.

Alguns proteoglicanos são encontrados nas membranas da fronteira dermoepidérmica, outros estão ao lado das membranas das células dérmica para formar o que é conhecido como proteínas transmembrana e outros ocupam espaços intersticiais na matriz de fibras que formam a “matriz” extracelular.

Com a idade, o tamanho dos PG decresce. Esse decréscimo manifesta-se pela diminuição no tamanho das cadeias de GAGs associadas e do grau de sulfatação dos mesmos. Este processo é realizado por uma alteração na síntese e é potenciado por uma degradação mais activa na senilidade.

Como actuam os proteoglicanos ?

A exposição crónica à radiação U.V. produz alterações evidentes nas fibras elásticas e de colageno, e incrementa a formação de acúmulos não funcionais de GAGs presentes na derme.

Entre as actividades realizadas pelos proteoglicanos dentro do tecido conjuntivo cabe destacar os seguintes:
1) Aumentam a proliferação e o metabolismo celular.
2) Aumentam o “turn over” dos ácidos gordos.
3) Têm acção anti-inflamatória.
4) Aceleram os processos de cicatrização.
5) Aumentam a ligação das células com os componentes extracelulares à sua volta.
6) Aumentam a comunicação entre as células.
7) Possuem uma função estrutural dentro do tecido conjuntivo.
8) Regulam o conteúdo de água do tecido conjuntivo e a sua capacidade de retenção hídrica.

Tudo isso se traduz,

Relacionados