Competitividade - Prter

1578 palavras 7 páginas
Condições da Demanda (Condições da Procura)

Pode parecer que a globalização da concorrência diminuiria a importância da demanda interna. Na prática, no entanto, este não é o caso. Na verdade, a composição e as características do mercado interno geralmente tem um efeito desproporcional sobre como as empresas percebem, interpretam e respondem às necessidades do comprador. Países obtêm vantagem competitiva em indústrias onde o mercado interno fornece às suas empresas uma visão clara ou antecipada das necessidades dos compradores emergentes, e onde os compradores exigentes pressionam as empresas a inovar mais rapidamente e alcançar vantagens competitivas mais sofisticadas do que os seus rivais estrangeiros. O tamanho da demanda interna se mostra muito menos significativo do que o caráter da demanda interna.
Condições da demanda interna ajudam a construir vantagem competitiva quando um segmento da indústria em particular é maior ou mais visível no mercado doméstico do que em mercados estrangeiros. Os maiores segmentos de mercado em um país recebem a maior parte da atenção das empresas do país, as empresas concederão a segmentos menores ou menos desejáveis uma prioridade mais baixa. Um bom exemplo são as escavadeiras hidráulicas, as quais representam o tipo de equipamento de construção mais largamente utilizado pelo mercado doméstico japonês - mas que compreendem uma proporção muito menor do mercado em outros países avançados. Este segmento é um dos poucos onde há vigorosos concorrentes internacionais japoneses e onde a Caterpillar não detém uma parte substancial do mercado mundial.
Mais importante do que a mistura de segmentos por si só é a natureza dos compradores domésticos. As empresas de um país obtém vantagem competitiva se os compradores domésticos são os mais exigentes e mais sofisticados do mundo para o produto ou serviço fornecido. Compradores exigentes e sofisticados fornecem uma janela para as necessidades dos clientes avançados: eles pressionam as

Relacionados

  • Planejamento Estratégico
    11550 palavras | 47 páginas
  • Projeto
    19096 palavras | 77 páginas