Competitividade na empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este artigo refere-se ao tema competitividade por apresentar-se como aliada direta no desenvolvimento empresarial, ao tempo em que ela exercita as empresas para se saírem melhor que os seus concorrentes diretos e indiretos na busca por lucro e pela satisfação dos clientes ou cidadãos aos quais serve. Competitividade é a luta dos seres vivos pela sobrevivência,especialmente quando são escassos os elementos necessários à vida entre os componentes de uma sociedade. Simplificando o conceito de Competitividade: é a disputa por algo que dois ou mais competidores desejam.
A definição acima é bem aplicada à competição entre empresas, pois se refere à busca simultânea por vantagens e por elementos necessários à sobrevivência das mesmas, os clientes.Em face ao grande número de concorrentes nascendo no mercado e às grandes e rápidas transformações globais, a maioria das empresas vem investindo em meios de se manterem à frente no mercado.

1. PROBLEMA

Enfatizar que uma empresa deve investir em si mesma para concorrer com as demais, teoricamente é simples, porém, na prática nem sempre é assim.
A empresa pode se depararcom inúmeras dificuldades na tentativa de concorrer com outras. Entre elas, podem ser citadas algumas dificuldades relativas à organização interna da empresa, como: falta de conhecimento e investimento suficiente em seus empregados, ausência de investimento em tecnologia da informação, entre outras. Sendo assim, surge o seguinte problema: Quais os fatores importantes para o desenvolvimento de umaestratégia competitiva?


2. HIPÓTESE

Os fatores importantes para o desenvolvimento de uma estratégia competitiva é localizar os fornecedores, a organização interna da empresa, os canais de distribuição e o comprador que são influências importantes e que contribuem, para essa competitividade.
Além dos fatores citados acima, existem outros, como: possíveis concorrentesentrantes e produtos que podem substituir os atuais. Todos esses fatores têm influência no desempenho geral da empresa.
Investir em inovação também é válido, para ajudar a empresa a competir. Com a tecnologia avançada e com as grandes mutações atuais, manter a empresa atualizada na produção de seus bens e serviços pode ser crucial na competição e na escolha do cliente por uma empresa.


3.OBJETIVOS

1. Objetivo geral
• Esclarecer os fatores importantes para o desenvolvimento de uma estratégia competitiva.


2. Objetivos Específicos
• Apontar fatores internos e externos que moldam a competição entre as empresas.
• Mostrar a competitividade como adepta direta no desenvolvimento empresarial.

4. JUSTIFICATIVA
Este artigo pretende apresentar aos leitores otema competitividade como aliado ao desenvolvimento empresarial. Sendo assim, entendemos que saber as dificuldades que as empresas encontram para tomar uma postura concorrente, é um problema relevante. A escolha do tema é justificada pela sua importância para:
• A ciência: Através da pesquisa realizada, foram colhidos dados e informações importantes que contribuirão para o aumento do acervocientífico.
• A sociedade: Se a empresa adota uma postura competitiva, ela se destaca no mercado, gera mais lucro e, consequentemente, se expande, gerando empregos.
• As empresas: Para se saírem melhor que os seus concorrentes diretos e indiretos, criam estratégias competitivas para alcançar a lucratividade, produtividade e a satisfação dos clientes ou cidadãos aos quais serve.
• Ocrescimento intelectual dos autores: Sendo um assunto de suma importância, entender sobre o que é a competitividade trouxe um crescimento intelectual e grandes informações, contribuindo para o desenvolvimento profissional.



5. METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa exploratória. A metodologia a utilizada foi bibliográfica e eletrônica, a coleta de dados/informações foi feita através de...
tracking img