Competição e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD ENSAIO
Marketing

COMPETIÇÃO DE MERCADO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Aluisio Monteiro, M.Sc.
Professor da EBAPE / FGV - aluisio@fgv.br

Katyanne Barata, Esp.
MBA de Marketing / EBAPE / FGV - katyannebarata@yahoo.com.br

COMPETIÇÃO DE MERCADO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a relevância doprocesso de desenvolvimento de produto na competição de mercado, a fim de expor definições, modelos, fatores relevantes de mercado, questões relacionadas ao sucesso e fracasso do lançamento de novos produtos.
Em uma primeira etapa abordaremos os conceitos envolvidos com a estratégia e planejamento empresarial. Montando assim um arcabouço teórico para que se possa acompanhar a análise da estratégia dedesenvolvimento de produtos.
Na segunda etapa do trabalho será explanado, descrito o processo de desenvolvimento de produtos, causas de sucesso e fracasso, e finalmente faremos uma análise da vantagem competitiva gerada pelo foco no desenvolvimento de produtos frente ao mercado, a concorrência e ao processo d eliderança para com o sucesso do mesmo.

Palavras-chave: desenvolvimento de novosprodutos, vantagems competitiva, estratégia empresarial, processo de desenvolvimento de produtos, liderança.

Introdução

Com o advento da globalização, e consequentemente a acirrada competição de mercados, as empresas buscam fatores que as diferenciem das demais. A busca incessante pela redução de custos, bem como a redução da margens de lucro a fim de se obter impacto em custos, não são maiscomponentes de diferenciação, visto que, não são vantagens sustentáveis ao longo do tempo.

O desenvolvimento de produtos se tornou, junto com a possibilidade de integração desse processo por meio de tecnologia de informação, o foco da competição global. A ordem passou a ser desenvolver mais rápido, mais eficientemente e mais efetivamente.

A nova competição passou a ser norteada por três forçasmaiores, Wheelwright & Clark (1992), surgidas nas últimas décadas, que são: a globalização das economias mundiais, hoje associadas a blocos econômicos; a segmentação de mercados e surgimento de clientes mais exigentes; e o desenvolvimento da tecnologia, formam a combinação que colocou o desenvolvimento de novos produtos como foco da nova competição mundial.

Revisão da Literatura

1.Conceito de Estratégia Empresarial
Segundo PROENÇA (1995:4), a estratégia competitiva pode ser definida como um conjunto articulado que inclui: a visão geral quanto a como o negócio compete no mercado, suas metas de desempenho, e as estratégias que deverão ser conduzidas nas diversas áreas funcionais competentes do negócio, para sustentar a forma de competir e suas metas.

A estratégiaempresarial tem como finalidade estabelecer quais os caminhos, os cursos e programas de ação que devem ser seguidos para alcançar os objetos estabelecidos pela empresa. A estratégia pode ser vista como a idéia unificadora que liga as áreas funcionais de uma empresa e relaciona suas atividades com o ambiente externo. Nessa abordagem, a formulação de uma estratégia envolve a justaposição de pontos fortes epontos fracos da organização, e oportunidades e ameaças apresentadas pelo ambiente externo. O conceito chave aqui é a adequação entre as capacitações únicas da empresa e as exigências competitivas de um setor

A questão estratégica ressalta a luta contínua para destacar uma empresa de suas rivais, através da aplicação de instrumentos de análise econômica utilizados para a formulação da estratégiaempresarial.

Para PORTER (1989:22), compreender a estratégia competitiva como um posicionamento competitivo permite esforços analíticos para suporte à tomada de decisão quanto à melhor posição. Podendo-se explorar tal definição no âmbito dos custos (cost drivers) do produto e dos concorrentes. Daí o enfoque de que, a partir do momento que é estabelecida a posição da empresa pode-se então...
tracking img