Competencias tecnicas e comportamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A inserção do profissional de finanças no mercado competitivo: competências relevantes na carreira do profissional de finanças

RESUMO

Para o profissional de finanças se inserir no mercado competitivo é necessário que desenvolva tanto as competências técnicas quanto as comportamentais. As competências técnicas são adquiridas através de treinamentos, cursos específicos e profissionalizantes,estando relacionadas com a inteligência intelectual (o famoso Q.I.). As competências comportamentais são adquiridas por meio de experiências e habilidades sociais que exigem atitudes para lidar com as situações ocorridas no dia a dia, também podendo ser desenvolvida pela curiosidade, intuição, razão, cautela e ousadia de cada um. Encontramos pessoas capacitadas realizando diferentes tarefas porémcom dificuldades em se relacionarem, algumas características comportamentais que fazem a diferença na escolha do funcionário certo; como: pró-atividade, bom relacionamento interpessoal, capacidade para aceitar mudanças, boa comunicação, boa vontade, disposição para desafios, vontade de aprimorar-se, simpatia e empatia. Para se alcançar uma vaga de emprego, obter sucesso e se manter em alta nessemercado cada vez mais competitivo, são necessários estar preparado, qualificado e sempre atualizado. É o chamado CHA (conhecimento, habilidade e atitude) que diferencia os profissionais que ficam e os que são demitidos das organizações, esses profissionais são competentes no que fazem e por isso a empresa depende mais dele do que ele dela.


Palavras-chave: mercado de trabalho; profissional definanças; competências técnicas; competências comportamentais;.










INTRODUÇÃO


O sucesso dos profissionais pode fazer a diferença quando se une competência técnica e comportamental. A competência tem como base todo conhecimento adquirido na sua formação de cada profissional, ou seja, é tudo que faz com que os profissionais estejam preparados para o mercado de trabalho, de ummodo geral, são pessoas que estão preocupadas em se manterem sempre atualizadas.
De acordo com ALONSO (2010) as competências técnicas estão relacionadas à inteligência intelectual (QI). Ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que o indivíduo conseguiu adquirir (domínio de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho, etc.).
Já as competências comportamentaisdizem a respeito à inteligência emocional (QE), ou seja, o nível de equilíbrio e adequação com o indivíduo interage com o meio em que está inserido. São adquiridas através de experiência, habilidades sociais que exigem atitude para lidar com as situações ocorridas no dia a dia. De um modo geral esta a competência é desenvolvida pela curiosidade, intuição, razão, cautela e ousadia de cada um. Sãoexemplos de competências comportamentais habilidades como (pró-atividade, flexibilidade, criatividade, organização, comunicação, foco em resultados, ousadia, planejamento, administração do tempo, etc.).
Sabemos que é difícil alcançar e manter o equilíbrio destas duas competências. Encontramos pessoas capacitadas realizando diferentes tarefas, porém com dificuldades em se relacionarem. Tratando deforma grosseira todos os colaboradores. Lutam para que suas ideias sempre prevaleçam. Não sabem conversar e sim gritar, fingem que não veem as outras pessoas. O profissional precisa saber ouvir, conduzir uma reunião, conversar bem e vestir-se adequadamente (ALONSO, 2010).
Porém, as várias mudanças ocorridas nas empresas nos últimos anos (globalização, aumento de competitividade, necessidade dautilização de técnicas avançadas de negociação), trouxeram a necessidade do trabalho em equipe e a valorização das competências comportamentais (QE).
Diante do exposto, este trabalho se norteou a partir do seguinte problema de pesquisa: Quais competências técnicas e comportamentais o profissional de finanças precisa desenvolver para se inserir no mercado competitivo?


OBJETIVOS

Objetivo...
tracking img