Competencias empreendedoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGOS
Competências empreendedoras
Sérgio Carvalho Benício de Mello; André Luiz Maranhão de Souza Leão; Fernando Gomes de Paiva Júnior

Exercicio: Cada grupo deve ler o seu texto e, quando for explicar a sua parte, após a explicação, deve procurar dar exemplos à partir de partes do vídeo que assistiu sobre as competências empreendedoras de Mauá.
________________________________________RESUMO
Num contexto de estímulo ao empreendedorismo, uma compreensão de comportamentos relacionados a competências empreendedoras é crítica. Tal perspectiva apresenta valiosas contribuições para o desenvolvimento e a gestão de negócios, bem como para a interação com grupos internos e externos da organização. Neste sentido, competência pode ser entendida como um construto que engloba diferentestraços de personalidade, habilidades e conhecimentos..
Palavras-chave: competências empreendedoras; comportamento empreendedor; negócios da nova economia.
INTRODUÇÃO (grupo 1)
No contexto da nova economia, as relações de mercado permeiam as práticas empreendedoras de forma complexa e confusa (independentemente das localidades nacionais ou regionais); os recursos que guiam as atividadesimateriais, ligados ao tecido humano e ao social; e a qualidade das competências (Benko, 2002. Nessa ótica, no campo dos estudos organizacionais, incluindo treinamento e desenvolvimento vocacional, tem havido, em âmbito mundial, ênfase na necessidade de se aperfeiçoarem habilidades e capacidades que gerem reflexões sobre as práticas profissionais. A crítica mais comum para tal preocupação parece residirna necessidade de suporte para dirigentes e equipes enfrentarem, de forma efetiva, as crescentes mudanças sociais, em particular aquelas que contribuem para incrementar a incerteza nos negócios e, conseqüentemente, no mercado de trabalho (Gibb, 1999; Schön, 1991). ). (o fato das relações de mercado estarem cada dia mais complexas, tem exigido do empreendedor um perfil mais flexível, volátil esofisticado. Atividades imateriais são aquelas relativas a forma de pensar, de agir, o comportamento e as atitutes do empreendedor em relação ao novo).
Existem competências associadas a posturas empreendedoras que auxiliam na compreensão de atributos geradores de respostas de valor na interação com grupos internos e externos da organização. Elas se vinculam ao senso de identificação deoportunidades, à capacidade de relacionamento em rede, às habilidades conceituais, à capacidade de gestão, à facilidade de leitura, ao posicionamento em cenários conjunturais e ao comprometimento com interesses individuais e da organização. Esses elementos são básicos no desenvolvimento de artefatos representativos, como expressão de crescimento pessoal e profissional do dirigente de êxito (Birley & Muzuka,2001; Man & Lau, 2000; Man, Lau, & Chan, 2002; Pinto, 2000).
Deste modo, surge uma pergunta que representa o foco deste estudo: que áreas de competências empreendedoras são mais relevantes nos comportamentos de dirigentes de perfil empreendedor? (pergunta nortadora do estudo)
REFERENCIAL TEÓRICO (grupo 2)
Competência pode ser concebida como característica que engloba diferentes traços depersonalidade, habilidades e conhecimento, influenciados pela experiência, capacitação, educação, história familiar e aspectos demográficos peculiares à pessoa (Kets De Vries, 1996; Man & Lau, 2000). (o que torna as pessoas diferentes são suas experiências, sua capacitação, sua educação familiar, e os aspectos demográficos relativos a tamanho da cidade, acesso a saúde, educação, cultura)
Fraser (2000)assinala a ênfase que a literatura confere a padrões comportamentais concebidos como diferenciados, ao sugerir que empresas em fase de crescimento devem fomentar estilos de organizações flexíveis e generalistas, eliminar excessos burocráticos, intensificar discussões informais e explorar recursos gerados por terceiros num clima de reciprocidade de negócios em rede. No entanto não adianta...
tracking img