Competencias empreendedoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CENECISTA DE JOINVILLE
Curso: Pós Graduação - Gestão Estratégica Empresarial
Matéria: Psicologia Aplicada ao Empreendedorismo
Aluno: Olacir Martins Luciano

Competências Empreendedoras

Nos tempos atuais discute-se muito a viabilidade de se gastar tempo e dinheiro com questões como o fim do emprego e o incentivo à formação de empreendedores que tem odesafio de criar sua própria renda.
No entanto nossa formação (tradicional) esteve sempre focada na criação de “mão de obra” que deveria ser destinada aos setores industriais e comerciais e por conseqüência nunca se pensou em criar empreendedores.
Essa é uma postura compreensiva, pois no Histórico Educacional do Brasil, os novos negócios eram criados por imigrantes ou pelos filhos deburgueses que iam estudar no exterior e retornavam para implantar os negócios, quando chegavam sentiam a dificuldade de mão de obra especializada e por isso iniciavam sua formação.
Obviamente chegamos a um ponto em que se torna indispensável rediscutir essa formação profissional no Brasil e por isso busca-se pela formação do “empreendedor”, ser humano esse, que tem suas características ecompetências bem específicas e que são extremamente necessárias para se criar um novo negócio.
Para compreender essas competências, Em 1982, David McClelland, psicólogo americano da Universidade de Harvard, realizou uma pesquisa mundial para conhecer o que havia de comum entre as pessoas bem-sucedidas nos negócios, procurando detectar se as características mais observadas eram comuns entre ospaíses. McClelland identificou dez principais competências e as dividiu em três conjuntos:
Conjunto da realização : Nesse conjunto de competências o empreendedor possui características de ser uma pessoa que busca oportunidades, corre risco calculado, é exigente com a qualidade, persistente e comprometido com os objetivos e resultados.
Conjunto do planejamento : É um conjunto em que oempreendedor tem como características a busca por informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramentos.
Conjunto do poder : O empreendedor nesse conjunto caracterizasse pelo poder de persuasão, estabelece redes de contatos, possui independência e autoconfiança.
Descrito de forma mais simplificada, denota-se que o empreendedor competente dá ênfase ao conhecimento,formação técnica, liderança e motivação e para que tenha sucesso deve seguir alguns passos, que são :
• desenvolver uma íntima relação com os computadores, permitindo acesso às informações necessárias para seu desenvolvimento profissional e pessoal;
• dominar os princípios básicos de administração, pois existe uma grande probabilidade de que o negócio inicie com apenas um ou dois funcionários;
•pensar pequeno no início, pois o empreendedor deve ser capaz de criar um negócio que envolva poucas pessoas;
• aprender a trabalhar em equipe, em função das distancias cada vez menores entre empregador e empregado;
• não se apegar demasiadamente a detalhes, em função das mudanças rápidas não adianta superespecializar-se;
• fazer aquilo de que gosta, meditar antes de iniciar um empreendimento paraentender e ter a certeza de que isso é realmente o que gostaria de fazer pelo resto de sua vida;
• ser otimista, atraindo bons fluidos.

Esses conceitos e pressupostos parecem simples porém, se não forem entendidos desta forma e praticados é possível que muitas destas ações passem despercebidas e não seja dada a devida atenção, tendo como reflexo a falta de aproveitamento e baixo nível dedesempenho do empreendedor.
Além das classificações feitas pelos autores acima citados, outros afirmam que competência empreendedora está relacionada especificamente com três características, conhecidas como : CHA (conhecimento, habilidades e atitude). De acordo com este conceito, a competência profissional de um empreendedor é entendida como a capacidade que o mesmo tem de mobilizar e...
tracking img