Competencias empreendedoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES IBMEC
PROGRAMA DE PÓS--GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM

ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ADMINISTRAÇÃO

COMPETÊNCIAS DO EMPREENDEDOR EM UMA ORGANIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO

CARLOS ALBERTO MIRANDA

Orientador: Prof. Dr. Luiz Alberto Nascimento Campos Filho

Rio de Janeiro, 11 de abrilde 2005

2

“COMPETÊNCIAS DO EMPREENDEDOR EM UMA ORGANIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO”

Carlos Alberto Miranda

Dissertação de Mestrado Profissionalizante apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Economia das Faculdades Ibmec, como requisito parcial necessário para a obtenção do título de Mestre em Administração. Área de Concentração: Administração Geral.Aprovada em 11 de abril de 2005.

BANCA EXAMINADORA:

____________________________________________________________

________ Prof. Dr. Luiz Alberto Nascimento Campos Filho – Orientador

____________________________________________________________

_____________________

Prof. Dr. Roberto Procópio Lima Netto, Faculdades Ibmec____________________________________________________________

________ Prof. Dr. Paulo José Lentino Camargo Prochno, Fundação Dom Cabral

3

FICHA CATALOGRÁFICA

4

Dedico este trabalho aos meus pais Carlos e Maria Luiza (in memoriam) e à minha irmã Inês que representam o meu passado, responsáveis pela base de tudo o que sou. Aos meus filhos Caroline, Marcello e Lucas que, às vezes, sofrem no presente com a ausência do pai, e que representampara mim a grande esperança da transformação futura da sociedade. À minha mulher Marise que representa a eternidade. Aquela que sempre esteve e estará presente em meu coração e minha alma, sendo a minha grande admiradora e incentivadora.

5

AGRADECIMENTOS

Ao amigo e orientador Prof. Dr. Luiz Alberto Nascimento Campos Filho pela objetividade, dedicação e, acima de tudo, pelo incentivo embuscar sempre o melhor.

Ao amigo Prof. Dr. Paulo José Lentino Camargo Prochno pelas orientações precisas e motivadoras.

Aos meus sócios que apoiaram mais este meu projeto, representados pelos amigos Julio S. Cardozo, mentor e orientador, principalmente nos momentos mais delicados de minha carreira profissional, a quem serei sempre grato e Jorge Menegassi, grande amigo, que com seucomportamento profissional, sempre representou para mim um modelo a ser seguido. E aos meus colaboradores que, sem a sua dedicação, lealdade e competência, nada seria possível.

6

RESUMO

O empreendedorismo representa uma das alternativas para o crescimento econômico de um país, por outro lado, as tentativas fracassadas, que acarretam o fenômeno da mortalidade, geram não só perdas potenciais comocustos reais para a economia. Estatisticamente a mortalidade das organizações, ocorre nos estágios iniciais do Ciclo de Vida das mesmas, e na maioria das vezes é ocasionada por uma gestão inadequada por parte de seus empreendedores, que é associada às questões de competência. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de um estudo de caso único, como Edson de Godoy Bueno reagiu às necessidadesde competências a ele impostas durante aqueles estágios de sua organização, a AMIL, vis-à-vis a literatura que trata sobre Empreendedorismo, Competência e Ciclo de Vida Organizacional. Os principais resultados foram que o empreendedor analisado adquiriu, durante os estágios iniciais, competências tácitas e que as competências que mais exerceu foram a intuição e o carisma para motivar seuscolaboradores e influenciar seus clientes. Além disso, apresentou-se uma proposta de modelo de Ciclo de Vida para organizações em desenvolvimento. O trabalho está organizado em introdução, revisão da literatura, metodologia, estudo de caso e conclusões e sugestões para futuras pesquisas. Usado na prática este trabalho e as suas conclusões têm o potencial de proporcionar a empreendedores, uma visão...
tracking img