Competencias comunicativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Aluna: Betina Delon


Análise de texto dirigida

1 – O que o texto me diz?

O texto destaca a importância da aplicabilidade dosconceitos de competência comunicativa no ambiente escolar, sobretudo no que se refere ao ensino da língua estrangeira.
Para isso, o texto diz que conhecer as formulações desenvolvidas por Hymes, Canale eGargallo, entre 1970 e 1990, é essencial para a compreensão do que foi mundialmente difundido por Canale, nos anos de 1980, mesmo período em que surgiu no Brasil. Um exemplo disso é a experiência doCentro de Linguística Aplicada do Instituto de Idiomas Yázigi, que inaugurou esta prática no país, no que diz respeito ao ensino da língua inglesa por meio das competências linguísticas.
Para Canale,são quatro as áreas de conhecimento e habilidade que funcionam como forma de interação de sistemas de conhecimento, no momento do repasse das aulas. São elas: competências gramatical, sociolinguística,discursiva e estratégica.
Todas elas são utilizadas de forma contextualizada, ao contrário do que ocorria com o sistema estruturalista, que vendia a ideia da língua como sistema hierarquizado deestruturas linguísticas. Nesse contexto, a absorção dos conteúdos pelos alunos era feita através da repetição e da automação, ignorando a presença da sociolinguística no processo de aprendizado.
Outranovidade das competências comunicativas é que elas trazem consigo, em seu equilíbrio, a autonomia na aprendizagem. Ou seja, acontece a interação entre professor e aluno, o que não era considerado nocontexto estruturalista.


2 – O que eu digo ao texto?

Como forma de vivenciar as competências linguísticas, podemos enxergá-las da seguinte maneira:

A competência gramatical: Compreende osconhecimentos que o falante possui da estrutura gramatical da sua língua - habilidades lexicais, fonológicas, sintácticas, semânticas -, e que lhe permite formar frases aceitáveis, explorando,...
tracking img