Competencias basicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo do trabalho passa hoje por um amplo processo de transformação.
Para enfrentar as novas exigências de produtividade e competitividade, as empresas estão promovendo mudanças na forma de organizar o trabalho, de produzir e de prestar serviços aos seus clientes.
O modelo de trabalho industrial que se desenvolveu e consolidou na primeira metade do século passado, e que se baseava naespecialização de funções e na divisão mais ou menos rígida de tarefas, está sendo substituído em ritmo cada vez mais veloz nos tempos atuais. Por isto, alguns autores denominam o mundo atual de “sociedade pós-industrial” uma sociedade na qual os serviços ganham cada vez mais importância e o domínio e a utilização da informação torna-se ferramenta indispensável.
Resumidamente, podemos dizer que asempresas tendem a apresentar o seguinte perfil nesta nova fase:
- Buscam reorganizar sua estrutura interna, racionalizar seus processos de trabalho, enxugar
seus quadros de pessoal e adotar novas tecnologias baseadas na informática, para reduzir
custos, melhorar a produtividade e aumentar a capacidade de competir nos mercados em que atuam. Em contrapartida, esta tendência tem contribuído para oaumento do desemprego e da economia informal.
- Procuram adotar novas filosofias de trabalho e gestão para obter maior qualidade nos
processos de trabalho e nos seus produtos ou serviços.
- Procuram aumentar sua compreensão das necessidades do mercado, observando as tendências, comparando os produtos que fabricam com o de outras empresas bem-sucedidas e
estabelecendo uma relação de maiorproximidade com os clientes.
- Estão redescobrindo a importância estratégica que os recursos humanos desempenham neste novo modelo, que requer profissionais com uma competência diferenciada, motivados para o trabalho, preocupados com seu próprio desenvolvimento e com o equilíbrio da sociedade.
- Estão tentando substituir a rigidez pela flexibilidade na organização interna do trabalho, nas formas deprodução e nas relações que estabelecem com os empregados e com consumidores.
Essa mudança busca aumentar a produtividade e lucratividade dos negócios, mas não raro
conflita com o respeito e manutenção de direitos dos consumidores e dos próprios
empregados.
- Começam a descobrir a necessidade de uma relação mais equilibrada com a sociedade e o
meio ambiente e de uma maior integração com acomunidade. Hoje, cresce entre as empresas o entendimento de que a iniciativa privada não pode ser antagônica ao bem-comum e de que
somente as empresas socialmente responsáveis serão bem-sucedidas e estáveis num futuro próximo.
Esse contexto traz novas exigências para as escolas e instituições de formação profissional, em particular aquelas entidades que atendem grupos com alta probabilidade deinserção precoce no mercado de trabalho, trabalhadores cuja história e trajetória no mercado não propiciaram condições satisfatórias de desenvolvimento profissional, pessoas que buscam reingresso no mercado ou requalificação profissional, ou mesmo desempregados. Qualquer profissional, nos dias de hoje, necessita qualificar-se ou requalificar-se para enfrentar ou evitar situações de desemprego ou paramelhorar sua condição de empregabilidade num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O perfil profissional que passa a ser demandado nesta nova fase se traduz, quaisquer que sejam o contexto e a esfera de atuação dos indivíduos, em competências tais como:
Autonomia.
Proatividade e iniciativa.
Capacidade de cooperação e trabalho em equipe.
Visão crítica e de conjunto.Capacidade de selecionar e utilizar informações.
Disposição para lidar com linguagens e mídias variadas.
Capacidade de identificar e resolver problemas.
Orientação para as necessidades dos clientes, dos parceiros e da comunidade.
Capacidade de escolher e adotar cursos éticos de ação.
Evidentemente, o desenvolvimento dessas competências requer uma metodologia diferente da que era adotada para...
tracking img