Competencia profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância.
Polo São Nicolau.

Curso: Pedagogia 6º Semestre
Disciplina: Competências Profissionais
Acadêmicos: R.A.
Claudinei dos Santos Dias 224798 dineisd@hotmail.com
Paula Renata dos Santos de Souza 178100 paula.renata_mn@hotmail.com
Sandra Garcete Nunhes264129 sandra_nunhes@hotmail.com
Willian Diego F. Preste 220945 diego-prestes@hotmail.com
Vânia T. M. M. Tellecher 236045vaniamatos123@hotmail.com

Brincar e Aprender

Professor:
Gilse T. Lazzari Perosa

Coronel Sapucaia/MS
Novembro/ 2012

A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem
A matemática éuma linguagem expressa através de símbolos. Assim sendo, cabe abordar aqui as dificuldades dos alunos que não conseguem compreender instruções e enunciados matemáticos, bem como as operações aritméticas, pois é necessária que eles superem as dificuldades de leitura e escritas antes de poderem resolver as questões que lhes são propostas.
Alguns alunos têm problemas com aritmética e outros aspectosda matemática como a linguagem escrita. Porém o nível de gravidade dos problemas varia como é o caso na leitura e soletração. O fato é que a maioria dos alunos manifesta dificuldades em aritmética e outras áreas da matemática na escola como: interpretação de problemas, sinais das operações fundamentais e na tabuada, mas eles poderão ter, mesmo assim, boa habilidade em matemática.
Mas para algunsalunos o ensino da matemática se torna difícil porque o que está sendo ensinado não é significativo para sua vida fora da escola. Por exemplo, um problema não perde o significado porque usa uva ao invés de pitanga ou pitanga ao invés de uva como fruta, o problema perde o significado porque a resolução de problemas na escola tem objetivos que diferem daqueles que nos movem para resolver problemasde matemática fora da sala de aula. Perde o significado também porque na sala de aula só estamos preocupados com as regras gerais.
Perde o significado também porque a professora não se preocupa com o esforço na resolução do problema, mas a aplicação da Cabe ao educador buscar maneiras de usar em sala de aula o conhecimento matemático cotidiano de seus alunos; esse desafio, se aceito de fato, poderevolucionar e, principalmente, tornar muito mais fascinante a aprendizagem da matemática.
Considerar as estratégias espontâneas dos alunos é valorizar e estimular a própria capacidade de construir o conhecimento.
A educação matemática deve estar voltada para a necessidade que o aluno tem de construir sua lógica operatória, e, consequentemente as estruturas mentais dos números e das operaçõeselementares. Assim sendo, é preciso envolver o aluno para que se sinta encorajado a refletir sobre suas ações e sem medo aprender a pensar, explorar e descobrir.
A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem
O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo.. Caso achasse confinada a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, aobrincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. O Lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica.
A ludicidade, tão importante para asaúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.
O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação...
tracking img