Competências Profissionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA




COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

NOME:Alessandra Farias da Silva RA: 6942009101

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor Rodrigo Medeiros.


PINDAMONHANGABA – SÃO PAULO






ETAPA 1

Ao pensarmos na realidadeda sala de aula, nos deparamos com um número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e desmotivados para os estudos.Para mudar tal visão, faz-se necessário uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa.


Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores como fator importante na educação,uma vez que, o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades.Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção.
A ludicidade é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.


O lúdico tãoimportante para a saúde física e mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores.Todas as sociedades reconhecem o brincar como parte da infância.
Partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras e por meio deles se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades motoras,cognitivas e lingüísticas, a escola deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos.As crianças

fazem das brincadeiras uma ponte para o imaginário, a partir disto, muito pode ser trabalhado.Contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regra, desenhar, entre outras atividades constituem meios prazerosos de aprendizagem.
Por intermédiodelas, as crianças expressam suas criações e emoções, refletem medos e alegrias, aperfeiçoam características importantes para a vida adulta.
O educador exerce considerável função nesse processo, pois é quem vai direcioná-lo, sendo mediador e propondo atividades que estimulem o aluno em sala de aula.
A mediação pedagógica exercida pelo professor consiste em ampliar a cultura do indivíduo,
comintuito de que ele possa intervir de modo crítico e atuante em sua realidade e, através da
interação com outros indivíduos, consiga refletir e transformar seu cotidiano. Considera-se
que este papel de interação social no desenvolvimento humano, sempre mediado pelo adulto,
será responsável pela formação do pensamento que, depois de internalizados, constituirão o
comportamento tipicamentehumano.
Assim, o trabalho do professor e as relações que este estabelece dentro de sala de aula são fundamentais para o processo de democratização e promoção da qualidade na educação. Portanto, o professor precisa estar atento e comprometido com sua prática. Trabalhar com inovação sem deixar de lado o planejamento de suas ações, pois o processo educativo exige organização sistemática, sem abandonaros princípios de liberdade, atendimento as necessidades individuais e coletivas, oportunidades para todos e formação para cidadania.

A escola escolhida foi a Remefi Dulce Pedrosa Guimarães na cidade de Pindamonhangaba. A escola possui o ensino de 1º ao 5º ano, com aproximadamente 30 alunos por série. O funcionamento da escola são de dois turnos: matutino e vespertino.
No presente projeto,...
tracking img