Competências profissionais - 6 semestre da faculdade anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Competências Profissionais
Licenciatura em Pedagogia
Pólo República

Alunas:

Tutor á distância: Gilse T. Lazzari Perosa

Belém – Pará – 27/11/2012
INTRODUÇÃO
O artigo refere-se a uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar aspectos da aprendizagem do cálculo matemático das quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) em 34 alunos do 1°ano do EnsinoFundamental de 17 escolas públicas da cidade de Erechim, RS. Para tanto, foi aplicado o sub-teste de aritmética do TDE (Teste de Desempenho Escolar), de Lílian Milnitsky Stein, observando-se os padrões de erros cometidos pelos alunos. Observou-se que o maior número de erros ocorreu nas operações de divisão e subtração, seguidas da multiplicação e da adição. As categorias emergentes apontaram erroscomo procedimentos incorretos no desenvolvimento do algoritmo; reprodução errada da proposta; erro de contagem; cálculo mental; e erros estranhos. Os dados demonstram que os alunos participantes apresentaram dificuldades esperadas para alunos de séries iniciais (1ª à 4ª séries), no âmbito das quatro operações básicas, sendo que boa parte dos erros apresentados podem ser atribuídos a nãocompreensão do algorito ou a dificuldades atencionais e/ou de memorização. Muitos erros cometidos pelos alunos também podem ser devidos ao descompasso entre o tempo em que esses algoritmos são ensinados na escola e o tempo próprio de cada criança para a compreensão dos mesmos.

A aprendizagem da Matemática é tida, juntamente com a leitura e a escrita, como
- uma das aprendizagens fundamentais daEducação Básica, dado o caráter instrumental dos seus conteúdos (ORRANTIA, 2006). É preciso que as crianças aprendam sobre Matemática para entender o mundo ao seu redor, pois, além de matéria escolar, é parte importante de suas vidas cotidianas.
Entretanto, como disciplina escolar, observa-se que a Matemática pode ser fonte de dificuldades para muitos alunos. Dentre os motivos que contribuem para isso,incluem-se particularidades que podem dificultar sua aprendizagem.
No 1°ano do Ensino Fundamental, observa-se que as dificuldades em Matemática geralmente tendem a se acentuar, já que, até o nível anterior, os conteúdos relacionavam-se ao domínio dos algoritmos básicos das quatro operações, sendo mais enfatizadas as questões relacionadas à escrita e leitura. Tornando-se disciplina específica nocurrículo, as dificuldades passam a ser mais sistemáticas, de modo que os índices de reprovação costumam aumentar.
Neste estudo, objetivou-se caracterizar aspectos da aprendizagem matemática de alunos de 1°ano do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais do município de Erechim, RS, considerados como tendo dificuldades de aprendizagem nessa disciplina. Foram analisados, mais especificamente,aspectos relativos à aprendizagem de cálculos, buscando identificar dificuldades e erros comuns na realização dos mesmos, por meio dos algoritmos convencionais das quatro operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Inicialmente, são apresentados autores que contribuíram para o aprofundamento do tema e do método de pesquisa, seguidos da apresentação e discussão dos dadosobtidos.
1. Revisão Teórica
As dificuldades de aprendizagem em Matemática podem estar relacionadas a diferentes fatores. Fonseca (1995, p. 217) afirma que são vários os motivos relacionados com as dificuldades para aprender essa matéria escolar, dentre eles: “[...] ausência de fundamentos matemáticos, falta de aptidão, problemas emocionais, ensino inapropriado, inteligência geral, capacidadesespeciais, facilitação verbal e/ou variáveis psiconeurológicas”. Já para Rivière (1995, p. 145), uma das causas que tornam a Matemática difícil para um número tão grande de crianças pode consistir no fato de que ela “[...] implica um alto grau de integração de habilidades cognitivas que não são específicas da matemática, mas intervêm em sua aprendizagem”.
Teixeira (2004) destaca algumas...
tracking img