Competências essenciais para estimular a auto-motivação em seus colaboradores

Páginas: 16 (3950 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Pós Graduação Lato Sensu

Estilos de liderança: Comportamentos essenciais para eficácia da Gestão de Pessoas

Marco Antonio Cunha

São Paulo
2010

Marco Antonio Cunha

Estilos de liderança: Comportamentos essenciais para eficácia da Gestão de Pessoas

Monografia apresentada ao Curso de Pós-
Graduação emLiderança e Desenvolvimento Humano
da Universidade Presbiteriana Mackenzie para
a obtenção do título de Especialista em
em Liderança e Desenvolvimento Humano.

Orientador: Profª Ms. Silaine Tavares Toro da Silva

São Paulo
2010

Resumo:depois

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5
1. RELATÓRIO DA SITUAÇÃO 7
1.1 A empresa 7
1.2 O problema 7
1.3 Os sintomas 8
2. DIAGNÓSTICO 10
2.1 Asinformações 10
2.2 Análise e diagnóstico 10
3. APORTE TEÓRICO 12
3.1 Referencial Teórico 12
3.1.1 Competência X Liderança 14
3.1.2 Estilos de Liderança 15
3.2 Conexão com problema em questão 19
4. SOLUÇÃO 20
4.1 Elenco de alternativas 20
4.2 Alternativas eleitas 20
5. PLANEJAMENTO 20
5.1 Plano de ações 20
5.2 Planos específicos 20
REFERÊNCIAS 20
APÊNDICES 20ANEXOS 21

INTRODUÇÃO

Pessoas que comandam pessoas necessitam estar moldando seu comportamento – pois estes são passíveis de mudança – a fim de que possam, por meio das pessoas, alcançarem resultados com excelência.
O mundo globalizado exige das empresas uma nova postura frente à competitividade que decorre das mudanças ocorridas em ritmo cada vez mais acelerado e constante.
O grandedesafio, hoje, para as empresas, é manter-se forte e ter um diferencial competitivo. Para alcançar este diferencial, torna-se necessário o comprometimento das pessoas com o negócio da organização. Este comprometimento exige dos gerentes/líderes, uma nova postura capaz de lidar com a complexidade do ser humano – seus liderados. Este contexto exige das empresas um maior investimento em liderança -uma habilidade que muitos gerentes não possuem.
A liderança leva ao exercício da arte de gerenciar com eficácia, portanto não se concebe que o gerente adote um único estilo de liderança para gestão de pessoas, mas que utilize os diversos estilos de liderança, adaptáveis às diferentes necessidades de seus liderados.
Vários estudos têm sido desenvolvidos para estabelecer a diferença entre ogerente e o líder. Segundo Botelho (1991, p.30) ressalta:
“Esses papéis chegam a ser até opostos e aí reside um dos grandes desafios que estamos vivendo no nosso cotidiano. A sensibilidade para atuar como gerente agora e líder daqui alguns minutos, ou vice-versa, é uma das características identificadoras da nossa época”.
Sem dúvida alguma, o momento atual exige que os gerentes/líderes sejam pessoascomprometidas, destemidas, corajosas, autoconfiantes, humildes, criativas, inovadoras, que tenham atitudes transparentes, sejam exemplos para os liderados, conquistando a confiança e o comprometimento destes.
O presente trabalho tem por objetivo analisar os estilos de Liderança que são comportamentos essenciais para eficácia da gestão de pessoas, pois acredita-se que resultados são obtidospor meio das pessoas, com as competências que elas têm ou necessitam desenvolver buscando melhoria continua.

1. RELATÓRIO DA SITUAÇÃO
2.1 A empresa

O Itaú BBA é o banco de atacado do grupo Itaú Unibanco. Com trajetória marcada por associações bem-sucedidas e investimento para oferecer os melhores produtos e serviços para empresas, o Itaú BBA é resultado da fusão dos bancos BBA e dasáreas "corporate" do Itaú e Unibanco.
A história do Itaú BBA começa com o BBA Creditanstalt, fundado em 1988 em São Paulo, por Fernão Bracher e Antonio Beltran, em parceria com o maior banco da Áustria. A atuação do banco estava voltada para operações financeiras bancárias, com características de atacado, e destaque para underwriting, hedge, crédito e câmbio.
Atualmente o Itaú BBA conta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
  • Competências essenciais
  • COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
  • Competências essenciais
  • Competência Essencial
  • Competencia essencial
  • Auto-motivação
  • Auto motivaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!