Comperj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de obtermos mais conhecimentos sobre o grande empreendimento que a Petrobras esta fazendo em nosso estado, destinado a refinar e transformar o petróleo proveniente da Bacia de Campos, no Norte Fluminense.
COMPERJ que esta sendo construído no município de Itaboraí, trará muitos benefícios não só para o estado do Rio de Janeiro, mas pratodo o mundo em geral.

1. COMPERJ

Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro é um empreendimento da Petrobras.

Localizado no município de Itaboraí, destinado a refinar e transformar o petróleo proveniente da Bacia de Campos, no Norte Fluminense. Simplificando, trata-se de um projeto encarregado de transformar o petróleo em petroquímicos, ou seja, produtos que servem para a fabricaçãode brinquedos, peças de carros, embalagens, copos e garrafas de plástico, tecidos, tintas, fibras, componentes para computadores, veículos, aviões e construção civil, entre outros.

2. Localização

O município de Itaboraí, que dispõe de infraestrutura logística, foi estrategicamente escolhido pela Petrobrás, já que por ser próximo dos portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, dos terminais deAngra dos Reis, Ilhas d’Água e Redonda, da Refinaria de Duque de Caxias - REDUC, e, também, é amparado por rodovias e refinarias das plantas petroquímicas do Rio Polímeros e da Suzano, servindo de excelente canal de escoamento dos produtos. Ainda conta o apoio do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello – CENPES
3. Investimentos
Com um investimento inicial deUS$ 8,4 bilhões, o Comperj é considerado hoje a maior iniciativa brasileira no setor, e um das maiores no mundo. O espaço físico destinado à ocupação do estabelecimento ocupará uma área de 45 milhões de metros quadrados, o equivalente a mais de seis mil campos de futebol.
4 . Obras
As obras, previstas para durar cinco anos, foram iniciadas em março de 2008 devem terminar em 2014. No mês de maio,mais de 70% do serviço de terraplanagem já estava pronto. Segundo a empresa responsável pela obra, o próximo passo será a construção e montagem das unidades, que devem durar três anos. A expectativa é de que, mais importante da obra, aproximadamente 20 mil pessoas estejam empregadas. Atualmente, mais de 4 mil trabalhadores estão participando dos processos, sendo 70% mão de obra local.
5.Transformações
No total, mais de 200 mil pessoas devem ser contratadas para trabalhar para o Comperj ou em funções relacionadas ao desenvolvimento da região, em empregos indiretos. Além disso, segundo a Petrobras, o Comperj deve gerar economia para o Brasil, que contará com maior capacidade de refinamento de petróleo pesado, ou seja, deverá economizar com importações de derivados, como o coque, porexemplo, e de petroquímicos, de 1ª e 2ª gerações.
A duas unidades de refino do Comperj terão capacidade para tratar aproximadamente 330 mil barris/dia de petróleo. Segundo o site da Petrobras, este marco deverá ser atingido a partir de três a quatro anos de funcionamento do polo. Além dessas refinarias, o complexo será integrado por unidades produtoras de petroquímicos de 1ª geração (propeno,eteno, butadieno, benzeno e mais); unidades de produção de 2ª geração (estireno, etileno-glicol, polietilenos, polipropileno e mais); e uma Central de Produção de Utilidades (CDPU), distribuidora de água, vapor e energia elétrica para todo Comperj.
6. Empreendimento
Estima-se, ainda, a participação no empreendimento de empresas de 3ª geração, que serão atraídas com objetivo de transformar osprodutos petroquímicos de 2ª geração em materiais prontos para o consumo humano. Empresas de peças para montagem de automóveis, garrafas de plástico, tecidos sintéticos, embalagens, materiais cirúrgicos, eletrodomésticos, etc. devem se estabelecer no entorno e, como consequência, gerar mais empregos. É importante notar que as participações das esferas municipal e estadual são essenciais nessa fase...
tracking img