Compensados e aglomerados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Na atualidade, um grande foco abordado é o crescimento sustentável. Desde os primórdios da história humana, com a escassez de materias-primas, o homem teve de buscar novos recursos para suas atividades, descobrindo e desenvolvendo técnicas de produção alternativa. Na engenharia, um grande exemplo é a redução do uso de madeira maciça desde o desenvolvimento de derivados como ocompensado e a madeira aglomerada. Tais materiais se desenvolveram com passar do tempo e, assim, foram ganhando maior aceitação.

1.1 OBJETIVOS
Nesse trabalho, temos como objetivo obter todas as informações relevantes à engenharia civil sobre estes dois materiais de construção citados: painéis compensados e aglomerados. Dentre os dados que queremos encontrar, buscaremos dar ênfase às informaçõesno que diz respeito à metodologia e processo de fabricação dos objetos de pesquisa, assim como tentaremos detalhar as classificações e aplicações dos mesmos em obras da engenharia civil, principalmente, e também nas montagens em geral. Com a pesquisa concluída, determinaremos parâmetros de qualidade do produto, obtendo uma relação de custo e benefício de ambos os materiais aqui analisados.
Osderivados de madeira são materiais de grande uso no cotidiano das obras de engenharia e arquitetura. Portanto, como futuros engenheiros, temos que obter o conhecimento do produto com qual trabalharemos no exercício de nossa profissão.





2 CHAPAS COMPENSADAS
A madeira compensada é um material de construção utilizado em obras de engenharia e arquitetura, na indústria moveleira e montagens emgeral. É um material conhecido desde os egípcios, no entanto teve a patente da metodologia de produção registrada em 1886 por Witikowski. O contraplacado, como também é conhecido, é um tipo de madeira trabalhada industrialmente, modulada com finas placas de entalho de madeira, ou seja, é um painel sólido formado por finas lâminas de madeira coladas entre si utilizando-se resinas sintéticas.Chama-se compensado devido a maneira como é disposto o seu material de composição, sendo formado por um número ímpar de folhas trançadas de modo que as componentes se contrabalançam no movimento de retração e dilatação, para obter a estabilidade e resistência necessárias em sua aplicação. Assim sendo, é uma ótima opção de uso devido sua qualidade e preço, tornando-se um material frequente nos trabalhosde construção e montagem, sendo portanto de muita utilidade nas engenharias.

2.1 PROCESSO DE FABRICAÇÃO
No Brasil, as primeiras madeireiras que se especializaram na frabricação de painéis compensados surgiram no sul do país, nos anos da década de 40, utilizando como principal matéria-prima a tão atualmente protegida araucária. Porém, foi quando o foco de extração mudou na década de 70, quandopassou-se a utilizar em escalas maiores as madeiras de folhosas, que a produção atingiu grandes níveis. Da década de 70 até os dias atuais os compensados vem sendo produzidos, em sua grande maioria, com madeiras de folhosas, formando aproximadamente 60% de todo o compensado brasileiro, contra apenas 40% que estima-se ainda serem feitos com madeiras de florestas plantadas.
As chapas compensadassão produzidas a partir da colagem de lâminas de madeira em número ímpar de camadas. Essas camadas são cortadas em guilhotinas de tamanhos próprios que retiram a madeira da peça em um torno, em processo semelhante a uma bobina de papel sendo desenrolada. Feito a extração da madeira, são colocados com as fibras em sentido alternado, em outras palavras, sobrepostas de modo que as fibras fiquemorientadas em sentido perpendicular umas as outras, o que propicia grande resistência física e mecânica, obtendo assim a estabilidade que falta à madeira maciça, como por exemplo os baixos índices de retração ou dilatação e, também, apresentando grande resistência à preção e tensões de cisalhamento.
Antes da moldagem do compensado, deve-se realizar o tratamento da madeira utilizada. Primeiramente...
tracking img