Compatimentação da Carta de Realeza

2994 palavras 12 páginas
Compartimentação e Análise Geomorfológica da Carta Topográfica de Realeza-PR

Resumo:

O presente estudo foi realizado baseado nas características geomorfológicas do município de Realeza, localizada no Estado do Paraná, sendo utilizada a carta topográfica do local como base para as informações do estudo.
Foram analisados neste estudo os processos de formação e também a composição do relevo da região, bem como as condições de risco que o mesmo pode apresentar. Essa condição de risco do relevo leva o nome de “vulnerabilidade”, ou seja, a exposição e o risco do mesmo. O conhecimento desse aspecto é de grande importância para classificar e determinar os limites do local.
Nesse estudo também foi realizado o estudo da compartimentação geomorfológica.

Palavras-chave: 3 Palavras-chave.

Abstract:

Key-Word:

Introdução

O estudo sobre formas de relevo se apresenta como objeto de estudo da Geomorfologia, tanto nos aspectos de origem como na evolução destas formas. Embora o relevo, apenas observado, pareça ser um componente estático do meio, ele se encontra em constante processo de transformação, ou podemos dizer evolução, com velocidades variadas e com interações a todo o momento com os demais componentes que constitui a paisagem. As formas de relevo, não são componentes independentes na paisagem e, consequentemente a sua transformação também não. Quando se pretende analisar a forma de transformação de relevo de uma determinada área, é indispensável considerar as características geológicas, climáticas, pedológicas, hidrológicas e biológicas da respectiva área, bem como a ação do antrópica , desde que o homem também é um componente do meio e um agente modificador de extrema atuação. Segundo Penteado-Orelhana (1985), a analise geomorfológica consiste na identificação das formas de relevo, por meio de estudo de sura gênese, estrutura, clima, natureza das rochas e dos fatores endógenos e exógenos responsáveis pela modelagem e a

Relacionados