Compartimentos intracelulares e transplantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPARTIMENTOS INTRACELULARES E TRANSPORTE

Em qualquer tempo, uma típica célula eucariótica está conduzindo milhares de diferentes reações químicas, muitas das quais são mutuaente incompátiveis. Uma série de reações produz glicose; algumas enzimas sintetizam ligações peptídicas, enquanto outras as hidrolizam, e assim por diante. De fato, se as células de um orgão como o fígado fossem rompidase seus constituintes mistuados em um mesmo tubo de ensaio, um caos químico resultaria, e as enzimas celulares e outras proteínas seriam rapidamente degradadas pelas suas próprias enzimas proteolíticas. Para que a célula opere efetivamente, os diversos processos itracelulares ocorrendo simultaneamente devem, de alguma forma, ser segregados.
As células desenvolveram várias estratégias parasegregar e organizar suas reações químicas. Uma estratégia utilizada tanto pelas células eucarióticas como pelas procarióticas é agregar as diferentes enzimas requeridas para catalisar uma sequência particular de reações em um grande complexo protéico. Tais complexos multiprotéicos sõ ultilizados, por exemplo, na síntese de DNA, RNA e proteínas. Uma segunda estratégia a qual é muito mais desenvolvidaemcélulas eucarióticas, consisti e confinar os diferentes processos metabólicos, e as proteína necessárias p dentro de compartimentos defindos por membranas. As membranas celulares se constituem em barreiras seletivamente permeável pelas quais o transporte de maior parte de moléculas pode ser controlado.
Na primeira seção descrevemos os principais compartimentos envoltos por membrana, ouorganelas envoltas por membranas, de células eucarióticas e consideraremos brevemente, as suas principais funções e como elas devem ter evoluido. Na sgunda seção, discutiremos como a composição proteíca dos diferentes compartimentos é definida e mantida. Cada compartimento contém um conjunto único de proteínas, as quais de em ser transferidas seletivamente a partir do citosol, onde são produzidas, para ocompartimento no qual elas são utilizadas. Esse processo de transferência, chamado de distribuição proteíca, depende de sinais construidos dentro da sequencia de aminoácidos das proteínas. Na terceira seção descrevemos como certos compartimentos envoltos por membrana de uma célula eucariótica se comunicam com outros pela formação de pequenos sacos membranosos, ou vesículas, que se destacam de umcompartimento, movem-se plo citosol e se fundem com outro compartimento, em um processo chamado transporte vesícular. Nas duas últmas seções discutiremos como esse tráfego constante de vesículas ambém fornece as principais rotas para a liberação de proteínas das células pelo processo de exocitose e pela captação das mesmas pelo processo de endocitose.

ORGANELAS ENVOLTAS POR MEMBRANASEnquanto uma célula procariótica consiste em u único compartimento, o citosol definido pela membrana citoplasmática, uma célula eucariótica é elaboradamente subdividida por membranas internas. Essas membranas criam compartimentos fechados onde conjuntos de enzimas podem operar sem a interferência de reações ocorrendo em outros compartimentos. Quando uma seção transverssal por meio de uma célula vegetalou animal é examinada por microscopia eletrônca, numerosos sacos definidos por membranas, tubos, esferas e estruturas de formato irregular podem ser visualizados, frequentemente arranjados sem muita ordem aparente. Essas estruturas são todas organelas distintas envoltas por membrana, ou partes de tais organelas, cada uma delas contendo um conjunto único de grandes e pequenas moléculas edesempenhando uma função especializada.

AS CÉLULAS EUCARIÓTICAS CONTÊM UM CONJUNTO BÁSICO DE ORGANELAS EVOLTAS POR MEMBRANAS

As principais organelas envoltas por membrana de uma célula animal estão circundadas pelo citisol, o qual é envolto pela membrana plasmática. O núcleo é geralmente a mais proeminentes das organelas em todas as células. Ele é circundado por uma dupla membrana conhcida por...
tracking img